Olinda promove Primeira Plenária de Saúde Mental
Além de construção de propostas, o evento escolheu quatro delegados
Publicado por: Alice Mafra, em: 02/05/22 às 9:13
Por Pedro Morais
Palestras, escolha de delegados, debates e apresentações culturais foram pautas na Primeira Plenária de Saúde Mental de Olinda, que aconteceu na sexta-feira (29.04) no auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho). O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde de Olinda, Conselho Municipal de Saúde de Olinda (CMSO) e a Comissão de Saúde Mental do município.
O prefeito da cidade, Professor Lupércio, participou do evento, além de gestores, trabalhadores e observadores da área da saúde mental. Pela manhã, a abertura da Plenária contou com a participação do Grupo Esperançar, composto por músicos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS- AD), bem como de uma tradutora em libras que permaneceu no evento até o final.
Em seguida, ainda na parte matinal, participaram representantes das categorias de usuários, amostragem técnica da rede de atenção psicossocial de saúde mental da cidade, ministradas por psicólogos, psiquiatras e por profissionais Coordenação Estadual de Saúde Mental.
À tarde, os trabalhos foram divididos em dois eixos: infantojuvenil e adulto/idoso, onde os grupos trouxeram observações e necessidades para a construção de propostas para o setor.
Entre os convidados, estiveram presentes mães e pais atípicos; grupo Atitude, Dra. Ana Paula da EAP; a gestora da Faculdade de Medicina de Olinda, Dra. Tereza Miranda; o diretor do Hospital Tricentenário, Gil Brasileiro; o presidente do Conselho Municipal de Olinda, João Domingos, e o secretário executivo de Saúde de Olinda, Aécio Granja.