dia-nacional-da-caatinga:-biologo-explica-como-e-o-principal-bioma-de-caruaru-e-regiao

Dia Nacional da Caatinga: biólogo explica como é o principal bioma de Caruaru e região

‘A Caatinga tem uma biodiversidade riquíssima, temos 548 espécies diferentes de aves’, informou ao g1 o biólogo Alexandre Nunes.

Facheiro — Foto: Alexandre Nunes/Divulgação

Nesta quinta-feira (28) é comemorado o Dia Nacional da Caatinga, o principal bioma de Caruaru e região. A palavra Caatinga tem origem do tupi-guarani e significa “mata branca”. “Corresponde a 10% do território brasileiro, sendo um bioma exclusivamente nacional. Suas principais características são as altas temperaturas (24 a 26° C), o baixo índice pluviométrico, as árvores baixas com folhas pequenas, plantas com espinhos, muitos arbustos”, explicou ao g1 o biólogo Alexandre Nunes.

“As plantas da Caatinga têm uma adaptação específica para esse bioma. Geralmente, as folhas são pequenas e grossas, justamente para não perder água. Um detalhe: a casca é permeável para armazenar água por mais tempo”, detalhou o biólogo.

Ao g1, Alexandre Nunes ainda destacou que os ventos fortes contribuem para aridez do bioma e os rios são temporários ou intermitentes (secam na estiagem). “A Caatinga tem uma biodiversidade riquíssima, temos 548 espécies diferentes de aves, que representam 1/3 das aves do país; 3,2 mil espécies de plantas, dessas, 1/3 são endêmicas (só encontradas nesse bioma) e 183 espécies de mamíferos”, detalhou.

Palma — Foto: Alexandre Nunes/Divulgação

A flora é composta por juazeiro, mandacaru, facheiro, xique-xique, catingueira-verdadeira e umbuzeiro, e na fauna podemos encontrar mocó, asa branca, gavião carcará, cachorro-do-mato e morcegos. O dia escolhido para sensibilizar e conscientizar a população da importância desse bioma foi a data do nascimento de um pioneiro no estudo da Caatinga: o professor, engenheiro agrônomo e ecólogo João de Vasconcelos Sobrinho.

O profissional pioneiro nos estudos dá nome para Serra dos Cavalos – Parque Municipal Natural João Vasconcelos Sobrinho, localizado em Caruaru. “Este bioma está presente em grandes obras literárias, como em ‘Casa Grande e Senzala’, de Gilberto Freire, ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha, e ‘O quinze’, de Rachel de Queiroz”, concluiu o biólogo.

Cacto — Foto: Alexandre Nunes/Divulgação

Vídeos de Caruaru e Região

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

About Redação

Veja também

Força da Mulher: Secretaria da Mulher de Jaboatão deve ganhar destaque nos próximos 4 anos de gestão de Mano Medeiros

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Secretaria da Mulher de Jaboatão, uma das …