projeto-de-lei-que-proibe-homenagens-a-escravocratas-e-aprovado-em-2a-votacao-na-camara-de-vereadores-de-caruaru

Projeto de lei que proíbe homenagens a escravocratas é aprovado em 2ª votação na Câmara de Vereadores de Caruaru

O projeto de lei ainda prevê a proibição de homenagens a condenados com sentença transitada em julgado por crimes contra os direitos humanos, exploração do trabalho escravo, racismo e injúria racial.

Sessão na Câmara de Vereadores de Caruaru — Foto: João Neto/TV Asa Branca

Foi aprovado em segunda votação, nesta terça-feira (26), o projeto de lei que proíbe homenagens a escravocratas, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A votação foi realizada em sessão na Câmara de Vereadores do município. O projeto foi aprovado por unanimidade.

O projeto de lei é de autoria da vereadora Perpétua Dantas (PSDB) e prevê a proibição de homenagens a escravocratas ou condenados com sentença transitada em julgado pela prática de crimes contra os direitos humanos, exploração do trabalho escravo, racismo e injúria racial. O texto ainda proíbe eventos históricos ligados a essas práticas no âmbito da administração municipal direta e indireta.

Na prática, ficarão vedadas a nomeação de vias públicas, prédios municipais, locais públicos e a construção de bustos, estátuas e monumentos em homenagem aos que se enquadrarem no dispositivo. Se o projeto foi sancionado pelo Executivo, os locais que já estão nomeados deverão mudar de nome no prazo de 12 meses, a contar da data de publicação da lei. Já as estátuas, bustos e monumentos deverão ser retirados das vias e praças públicas.

Câmara de Vereadores de Caruaru — Foto: Victor Vargas/ Ascom Câmara

Foi aprovado em primeira votação, na sessão da terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 9.089/2022, que tem o objetivo de proibir homenagens a violadores dos direitos humanos. Na ocasião, os parlamentares votaram outros dez projetos de Lei e 74 matérias da ordem do dia, entre requerimentos e indicações.

O Art. 3º do projeto prevê o estabelecimento de novos critérios, como os de proporcionalidade em relação à diversidade de gênero e cor, em caso de denominação de vias públicas e construção de monumentos.

Olinda proíbe homenagens a escravocratas

Olinda, no Grande Recife, ganhou uma lei que proíbe homenagens a escravocratas e a pessoas ligadas ao golpe que instaurou a ditadura militar (1964 a 1985). A norma também permite a modificação de nomes de ruas ou espaços públicos que, atualmente, reverenciam personagens do passado.

Aprovada de forma unânime na Câmara Municipal, a lei nº 6.193/2021 foi sancionada pelo prefeito Lupércio (Solidariedade), em dezembro de 2021.

Vídeos de Caruaru e Região

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

About Redação

Veja também

Festival Arraiá da Juventude movimenta Serra Talhada

O Festival Arraiá da Juventude traz diversas atividades culturais e artísticas em Serra Talhada/Pe e conta com …