prefeitura-do-recife-realiza-melhorias-no-mercado-de-casa-amarela

Prefeitura do Recife realiza melhorias no Mercado de Casa Amarela

Intervenção visa tornar mais dinâmico e acessível um dos mais tradicionais pontos de comércio popular do Recife. Prefeito João Campos visitou o equipamento na manhã desta sexta-feira (22). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)



Um dos pontos de comércio popular mais antigos da cidade do Recife, o Mercado de Casa Amarela está, desde março, passando por reformas a fim de tornar o equipamento mais acessível e funcional para comerciantes e usuários. No valor de R$ 237 mil, as obras estão sendo executadas pela Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) e incluem as reformas de sanitários, depósito, e fachadas dos boxes, além da instalação de uma faixa de pedestre elevada, acessível e com piso tátil entre o Mercado Velho e o Anexo I.  Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura anuncia uma nova etapa dos serviços: um chamamento público para a requalificação e manutenção do mobiliário da área de alimentação externa, além da instalação de sinalização e de toldos retráteis para o estabelecimento. A parceria será com a iniciativa privada, a quem caberá todos os custos envolvidos na operação. O prefeito do Recife João Campos esteve no mercado na manhã desta sexta-feira para conferir de perto o andamento dos trabalhos.

“A gente começou a fazer a ligação entre o mercado e o anexo. Essa obra é resultado de uma emenda do deputado Tadeu Alencar, a CSURB está executando. A gente vai fazer a travessia entre os mercados, requalificação, pintura externa, vamos colocar os toldos novos também. Quero agradecer a Tadeu Alencar pela emenda e a Gabriel, que preside a CSURB, que está executando”, esclareceu João Campos. “Vamos em frente cuidar desse grande símbolo nosso. A gente também publicou uma licitação para fazer a requalificação completa do Mercado de São José, o maior deles, uma obra de R$ 20 milhões. Vamos cuidar dos mercados recifenses”, acrescentou ele.

O objetivo das intervenções é adequar o equipamento à atual dinâmica econômica dos mercados, articulando-o ao desenvolvimento social, cultural e tecnológico e à promoção da acessibilidade. A reforma dos sanitários e depósito prevê intervenção total, com troca de todas as louças, metais, luminárias, portas e revestimento de piso e parede, revisão na instalação elétrica e hidrossanitária, além da pintura do teto existente.

Para a requalificação das fachadas dos boxes internos está prevista a substituição das bancadas de granito, que encontram-se danificados devido ao tempo, pintura das portas metálicas, recuperação das paredes dos boxes e a construção de complemento vertical para facilitar a limpeza da laje, que atualmente é dificultada pela falta de barreira física para a água.

Como forma de priorizar os pedestres, está sendo implantada uma faixa exclusiva elevada interligando o mercado e o Anexo I, seguindo orientações da Resolução CONTRAN nº 738/18, que se refere à acessibilidade de piso tátil, além da validação do projeto pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU.

Para incentivar a mobilidade ativa, estão sendo implantados paraciclos localizados na entrada principal, contando com cinco barras metálicas galvanizadas, num total de 10 vagas para bicicletas. O projeto da coberta visa recuperar em torno de 30% das telhas francesas existentes.

Inaugurado em 9 de novembro de 1930, o mercado é um dos mais simbólicos da capital, com uma área construída original de 817 metros quadrados. Fica em um importante eixo de circulação diária de pessoas e veículos, devido ao comércio existente no entorno, e por estar próximo à maior feira livre do Recife, de esquina com a Rua Padre Lemos com a Estrada do Arraial.

Em sua parte externa, há compartimentos que servem alimentação (bares e restaurantes populares) que são as principais atrações. Na área interna, a oferta de produtos é diversificada, com a venda de carnes e queijos vindos do interior, além de frios, peixes, crustáceos, itens de armarinho, ervas, flores e artesanato em palha e barro.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …