Em coletiva realizada nesta terça-feira (19) a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Sidia Haiut, informou a desobrigação da exigência do comprovante vacinal para locais abertos no Estado. Também nesta terça, Pernambuco tirou a obrigatoriedade para o uso de máscaras em locais fechados. De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, as medidas são baseadas na redução dos números da Covid-19 no no Estado.
“Em ambientes abertos não será mais obrigatória a exigência do passaporte vacinal, mas se mantém essa obrigatoriedade em locais fechados, tais como bares, restaurantes, teatros, cinema e eventos em locais fechados”, informou Sidia Haiut.
A liberação se dá com o início de uma nova fase de convivência com o coronavírus, já nesta quarta-feira (20). “A partir de amanhã [quarta], o Estado entra em um novo plano de convivência onde ficam liberadas as máscaras inclusive em locais fechados. A gente está falando de bares, restaurantes e academias, o que é um avanço”, informou a secretária.
Apesar disso, Haiut ainda fez questão de salientar que, nos lugares com uso liberado, a decisão sobre o uso da máscara ou não, a partir de agora, deve ser individual.
Longo informou que para alguns lugares fechados ainda é obrigatório o uso da máscara: farmácias, escolas e transporte público devem continuar com uso recomendado de máscaras.
Os indicadores apontam uma taxa de positividade de 0,7% na última semana e há seis semanas consecutivas a taxa têm se mantido abaixo de 3%, percentual considerado um patamar de controle. “Além disso, nas últimas cinco semanas temos registrado menos de 60 casos graves de Covid-19 e há 12 dias não tivemos mortes pela doença”, pontuou o secretário.
Veja também
FLEXIBILIZAÇÃO Guerra na Ucrânia Universidades federais de Pernambuco continuarão exigindo uso em ambientes internos
Cerca de 20 mil mercenários estão lutando na Ucrânia, diz funcionário europeu
Você precisa fazer login para comentar.