Medida potencializa o atendimento, priorizando os casos mais graves
Publicado por: Redação Secom, em: 19/04/22 às 12:16
A Prefeitura de Olinda implantou, nesta terça-feira (19.04), a sala de classificação de risco no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos. O prefeito, Professor Lupércio, acompanhou o início do serviço e destacou que a mudança vem para melhorar ainda mais o atendimento, reforçando a prioridade que precisa ser dada aos casos mais graves.
A unidade, que atende uma média de mais de quatro mil pessoas por mês, funciona todos os dias, 24 horas, na Avenida Antônio da Costa Azevedo, s/n.
Professor Lupércio frisou a importância do serviço para a saúde da população. “A qualidade da assistência só tem ganhos com isso, não só o paciente, também é mais tranquilidade para a família. Essa priorização pode ser fundamental na hora de salvar uma vida, pois os casos mais graves precisam ter atenção imediata”, afirmou. Ele estava acompanhado pela secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, e outros gestores da área.
Quem precisar de atendimento pode procurar a recepção, com um documento de identificação. Depois será encaminhado para a sala de avaliação de risco, para que a equipe de enfermagem avalie qual a gravidade do caso. Quatro pulseiras indicam a gravidade e o tempo para verificação médica.
A pulseira vermelha indica a “prioridade 0”, é a que demanda a maior urgência, são os casos graves que precisam de atendimento imediato ou de até 15 minutos. Risco de morte iminente.
Os que recebem a pulseira amarela, indicando a “prioridade 1”, serão atendidos por um médico preferencialmente em 30 minutos. Elevado risco de morte.
No caso da pulseira verde, que é a “prioridade 2”, o atendimento médico preferencialmente deve acontecer em duas horas. Sem risco de morte.
A quarta é pulseira azul, que indica “prioridade 3”, que pode ser atendido por um médico em até 4 horas.
Este slideshow necessita de JavaScript.