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Acessibilidade: Ouvidoria do MPPE conta com intérprete de Libras para atender à comunidade surda

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Categoria: Notícias




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18/04/2022 – Promover a acessibilidade comunicacional e o acolhimento das pessoas surdas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma prioridade para a Ouvidoria Geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Desde março deste ano a Ouvidoria conta com uma intérprete de Libras dedicada a receber as manifestações da comunidade surda, registrá-las no sistema da Ouvidoria e simplificar a interação entre o órgão e os cidadãos que se expressam em Libras.

Segundo a ouvidora-geral, promotora de Justiça Selma Barreto, a Ouvidoria do MPPE é a primeira do país a contar com intérprete de Libras na sua estrutura.

“Quando recebemos a intérprete, percebemos como é importante não apenas ter alguém para facilitar o acesso à comunidade surda, mas compreender esse ponto de vista e aprender com a experiência deles. Nós precisamos crescer em cidadania e nos esforçar para tornar as Ouvidorias mais inclusivas”, destacou a ouvidora.

Para as pessoas surdas, o atendimento é das 8h às 14h, presencialmente na sala da Ouvidoria (rua do Imperador Dom Pedro II, 473, 1º andar do Anexo III do Edifício Roberto Lyra) ou por vídeo através do WhatsApp (81 99316-2600 ou clicando em https://bit.ly/ouvidoriamppe-libras).

A intérprete Priscila Lopes explica que a falta de acessibilidade aos serviços é a maior barreira para a comunidade surda e que a notícia do início do trabalho dela foi muito bem recebida nos grupos e espaços de discussão.

“A comunidade surda é muito unida. Quando divulgamos, pelo Instagram e WhatsApp, que a Ouvidoria começou a atender em Libras, percebi que a notícia se espalhou muito rapidamente. Quando o surdo entra em contato conosco por mensagem e sinaliza o interesse em ser atendido em Libras, eu recebo a notificação e inicio o atendimento”, afirmou.

Um ponto importante desse trabalho é que, uma vez que o usuário declara sua opção de ser atendido em Libras, esse registro é sinalizado na manifestação quando a demanda é encaminhada para a Promotoria ou Procuradoria de Justiça responsável.

“Dessa maneira, os membros e servidores do MPPE que receberem a comunicação da Ouvidoria saberão que o cidadão é surdo e poderão requisitar o apoio dos intérpretes de Libras do MPPE sempre que necessário. É um grande passo para a nossa acessibilidade comunicacional”, relatou Janaína Negreiros, gerente de Atendimento e Controle da Ouvidoria.

Imagem acessível: fotografia da intérprete de Libras Piscila Lopes usando blusa preta, tendo por trás fundo vermelho

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