Especial: Lula Côrtes, o multiartista de alma psicodélica e coração jaboatonense será eternizado com nova escultura na Praia de Candeias

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco

No dia 25 de maio, a orla da Praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, receberá uma nova homenagem ao multiartista Lula Côrtes — um dos mais importantes nomes da cultura psicodélica nordestina e figura essencial na história da música brasileira alternativa. A celebração, que acontecerá na tradicional Peixaria de Candeias, marca os 50 anos do cultuado disco Paêbirú, álbum icônico gravado em parceria com Zé Ramalho em 1975.

Paêbirú, álbum icônico gravado em parceria com Zé Ramalho em 1975

Nascido no Recife, mas jaboatonense de coração, Lula viveu por muitos anos em Candeias e até hoje é lembrado como um símbolo artístico da cidade. Poeta, pintor, compositor e músico, Luiz Augusto Martins Côrtes — conhecido nacional e internacionalmente como Lula Côrtes — fundiu ritmos nordestinos com o rock psicodélico, tornando-se um precursor da música alternativa no Brasil.

Em reunião realizada no último dia 9 de maio, data em que Lula completaria ano, representantes do movimento Ocupe Peixaria, artistas plásticos envolvidos na confecção do novo monumento, o filho de Lula Cortes , Nemo Cortes, membros do poder executivo representado pelo secretário municipal Roberto de Abreu e Lima, legislativo municipal representados pela vereadora Rebecca Regnier forte ativista do bairro de Candeias onde Lula viveu por muitos anos e empreendedores do comércio criativo da orla debateram os detalhes do evento comemorativo. O principal objetivo é manter viva a memória de Lula e reforçar sua importância para a identidade cultural de Jaboatão dos Guararapes.

Lula Côrtes tem uma obra vasta e revolucionária. Em 1973, lançou ao lado de Lailson o álbum Satwa, considerado o primeiro disco independente da música brasileira moderna. Dois anos depois, surgia Paêbirú, misto de misticismo, psicodelia e raízes nordestinas — cuja tiragem original foi quase inteiramente destruída por uma enchente, transformando o disco em item raríssimo e cultuado mundialmente. Com o tempo, foi relançado na Europa e nos Estados Unidos, ganhando novos públicos e reafirmando sua relevância.

Ao longo da carreira, Lula colaborou com nomes como Alceu Valença, Robertinho de Recife, Zé Ramalho e Jarbas Mariz. Gravou álbuns solo, muitos deles lançados postumamente. Também publicou livros de poesia e participou ativamente da cena cultural até sua morte, em 2011, vítima de um câncer na garganta.

O novo monumento na Praia de Candeias será mais do que uma escultura: será um ponto de encontro da memória, da arte e da resistência cultural. A homenagem reafirma o legado de um artista que fez da mistura de sons, cores e palavras um grito de liberdade e identidade. Lula Côrtes não é apenas parte da história de Jaboatão — ele é um símbolo de sua alma criativa.

O evento é aberto ao público e contará com intervenções artísticas, música e falas em homenagem ao artista. Além do evento será fixada a placa comemorativa e a nova escultura feita pelos artista Ricardo Leite mais conhecido como Rilei e Allen Jerônimo. O evento será um convite à cidade para continuar celebrando o que ele mais defendia: a arte como forma de vida.

O Prefeito Mano Medeiros recebeu anteriormente no Complexo Administrativo o coletivo que trouxe a nova proposta para o monumento e deverá participar do evento que homenageará o artista. 

About Redação

Veja também

Base do Governo Lula culpa Bolsonaro por rombo de R$ 90 bilhões no INSS, mas evita CPI que poderia esclarecer o caso

Um novo escândalo fiscal movimenta o debate político em Brasília: o rombo bilionário de mais …