É dia de decisão no Campeonato Pernambucano. Às 21h30 desta quarta-feira (13), Retrô e Salgueiro entram em campo, na Arena de Pernambuco. Líder da primeira fase, a Fênix garantiu vaga entre os quatro melhores por ter ficado entre os dois primeiros da fase anterior. Já o Carcará, por outro lado, chega nesta etapa do certame após eliminar o Sport, nos pênaltis, na Ilha do Retiro, semana passada. Avança o time que vencer o encontro durante os 90 minutos. Em caso de empate, o adversário do Náutico será conhecido nos pênaltis.
O Retrô volta a entrar em campo depois de praticamente um mês apenas treinando. A última partida da Fênix foi exatamente contra o adversário desta quarta. Em 16 de março, pela última rodada da primeira fase, no Cornélio de Barros, as equipes ficaram no 2×2.
Pela terceira vez consecutiva na elite do futebol estadual, o Retrô chega pela primeira vez nas semifinais, depois de uma 5ª colocação em 2020 e uma 7ª no ano passado. Em 2022, conta com o faro de gol do seu camisa 10 para continuar fazendo história. Com seis gols, Renato Henrique é o artilheiro do Pernambucano e peça garantida no encontro desta noite.
Já o Salgueiro chega embalado pela classificação sobre o Sport. O Tricolor Sertajeno é dono de um feito invejável nas últimas dez edições do Estadual. É o único time a participar de nove semifinais consecutivas, e agora busca chegar em mais uma decisão. Campeão em 2020 e vice em 2017 e 2015, o Carcará pode encontrar o Náutico pela primeira vez numa final.
Logo após a conquista da vaga contra o Sport, a diretoria do Salgueiro correu para resolver a situação de 19 atletas que tinham vínculo com o clube até o final da última semana. Casos de jogadores como o goleiro Jerfesson – que volta ao time depois de cumprir suspensão -, o zagueiro Lucão, o volante Hebert, o meia Wescley, e os atacantes Pedro Maycon e Robinho. Todos essenciais no esquema do técnico Sílvio Criciúma.
Ficha técnica
Retrô
Jean; Pedro Costa, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Mayk; Charles, Breno e Gelson; Giva, Gustavo Ermel e Renato Henrique. Técnico: Dico Woolley.
Salgueiro
Jerfesson; Danielzinho, Janelson, Lucão e Léo Carioca; Amilton, Kady, Cal Rodrigues e Wescley; Hudson e Robinho. Técnico: Sílvio Criciúm.
Estádio: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata/PE)
Horário: 21h30
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistentes: Francisco Chaves e Karla Santana
VAR: José Woshington
Transmissão: SporTV e Premiere
Veja também
Futebol Futebol Liverpool recebe Benfica para confirmar vaga nas semis da Champions; veja onde assistir e escalações
Atlético de Madrid recebe Manchester City na Champions; veja onde assistir e as escalações
Fonte: Folha PE