Vereadora Rebecca Regnier se reúne com Governo do Estado para tratar sobre avanços no Projeto de Engorda da Orla

Governo do Estado vem avançando no planejamento para recuperação da orla de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista

A vereadora do Jaboatão dos Guararapes Rebecca Regnier, esteve reunida nesta quarta-feira(12) com integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS) para discutir o andamento do Projeto de Engorda da Orla, uma iniciativa fundamental para conter o avanço do mar e recuperar as praias de Jaboatão e da Região Metropolitana.

“Fui super bem recebida por Andréa e Danise, que são especialistas em gerenciamento costeiro dentro da SEMAS. Foi uma conversa muito produtiva e esclarecedora sobre os próximos passos desse projeto tão essencial para nossa cidade”, afirmou Rebecca.

Governo avança com estudos e busca por recursos

De acordo com a SEMAS, a governadora Raquel Lyra colocou a engorda da orla como prioridade e já iniciou um alinhamento entre os órgãos estaduais, como a SEMAS e a SEPE (Secretaria de Planejamento e Gestão), além da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a atualização dos estudos técnicos necessários para a realização da obra.

O governo estima que o processo de atualização levará cerca de nove meses, período no qual será feita a revisão dos levantamentos anteriores para garantir a viabilidade e a melhor metodologia de execução da regeneração costeira. O custo total da obra para recuperar a orla de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista é estimado em R$ 1 bilhão.

Enquanto os estudos são atualizados, a busca por recursos ocorre paralelamente, com o Estado articulando junto ao Governo Federal e organismos financiadores para viabilizar o projeto.

União entre municípios e governos será essencial

Para Rebecca Regnier, a recuperação das praias exige união política e institucional para garantir que os recursos cheguem o mais rápido possível.

“Mais do que nunca, nosso pensamento estava certo. Precisamos da união entre municípios, Governo do Estado e Governo Federal para que esses recursos sejam liberados e possamos ter nossa praia de volta da maneira mais sustentável possível”, destacou a vereadora.

A engorda da orla é uma demanda urgente para conter os impactos da erosão costeira, proteger o meio ambiente e preservar o potencial turístico e econômico da região. Rebecca vem cobrando ações do Governo do Estado e Prefeitos das áreas mais atingidas e deve acompanhar de perto essa pauta para reforçar a importância do diálogo entre os poderes para transformar o projeto em realidade.

Agora, a expectativa é pelo avanço do processo licitatório e pela mobilização política para garantir o financiamento da obra. A vereadora seguirá acompanhando o tema e cobrando medidas concretas para que a população tenha a orla recuperada e segura o quanto antes.

About Redação

Veja também

Nino de Enoque celebra início dos serviços de manutenção na PE-07

O deputado estadual Nino de Enoque ( PL) celebrou em sua rede social o início …