4 motivos para redução no consumo de carne no Brasil

A carne bovina, protagonista da refeição do brasileiro nos últimos séculos, está pouco a pouco perdendo essa posição.

O preço em alta é um dos principais fatores que influenciam nesse processo. Comprar carne e outros itens alimentares básicos ficou bastante difícil para milhões de casas no país.

Mas além da questão do valor, um conjunto de diferentes mudanças culturais relacionadas à alimentação – e, principalmente, ao consumo de proteína animal – também está em curso no Brasil.

Pesquisas científicas relacionam a carne vermelha a problemas como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

A carne bovina também é apontada como o alimento que mais contribui para emissões de gases do efeito estufa durante sua produção.

Outro tema que vem ganhando peso – especialmente entre a população mais jovem – são as questões éticas relacionadas ao uso de animais, que têm levado muitas pessoas a aderirem ao vegetarianismo ou ao veganismo.

Outro problema mais geral é apontado como relevante por especialistas quando o assunto é o consumo de carne: precisamos equacionar e repensar a produção de proteínas – e de alimentos em geral – para as 10 bilhões de pessoas que viverão no mundo em 2050. Ao mesmo tempo, o desafio de limitar a emissão de gases em tempos de aquecimento global não pode ser esquecido.

Neste vídeo, nosso repórter Shin Suzuki apresenta quatro fatores que ajudam a entender a queda no consumo de carne que está em pleno curso na alimentação do povo brasileiro.

Confira.