26o-festival-internacional-de-danca-do-recife-inicia-segunda-semana-de-programacao-com-novidade

26º Festival Internacional de Dança do Recife inicia segunda semana de programação com novidade

Grade preparada pela Prefeitura do Recife ganhou o reforço de mais um espetáculo internacional, que fará sua estreia no Brasil. O suíço “A Journey on Moving Grounds” será apresentado no Pátio do Carmo, nesta quarta-feira (25). Até quinta-feira (26), serão oferecidos mais seis espetáculos, lançamento de livro, mostra de artistas independentes e batalha de breaking. (Foto: Rogério Alves/Divulgação)

A 26ª edição do Festival Internacional de Dança do Recife vai dar mais um passo para sincronizar os movimentos que emanam da capital pernambucana com as coreografias, emoções e questionamentos que andam riscando os palcos do mundo. A programação, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, ganhará, nesta segunda semana, o reforço de mais um espetáculo internacional inédito no país.

“A Journey on Moving Grounds”, da companhia suíça Antipode Danse Tanz, será apresentado nesta quarta-feira (25), às 15h, no cenário indefectível do Pátio do Carmo, subvertendo com programação cultural gratuita e gabaritada a rotina do centro. O espetáculo, concebido por uma bailarina e uma arquiteta, Nicole Morel e Lea Hobson, mistura corpos, formas e volumes geométricos para performar uma escultura viva e sensível, em movimento. Será a segunda estreia internacional que a programação apresentará ao país desde o início das atividades, no último dia 19. E o terceiro espetáculo estrangeiro da grade.

Até a próxima quinta-feira (26), o Festival, que está espalhando programação por toda a cidade, com o tema “Dança e Existência”, totalizará 16 espetáculos:  dez locais, 3 nacionais e 3 internacionais, para falar sobre e para corpos de todas as cores, idades e gêneros, com e sem deficiência, a respeito de temas como diversidade, respeito, inclusão e tempo, convidando todo mundo para a dança.

O Festival contou e contará ainda com oficinas, lançamentos de livros, mesas de debate, apresentação de filmes e batalha de breaking, em teatros, ruas e espaços públicos. A programação é gratuita. Nos teatros, em função da capacidade de público, os ingressos serão distribuídos na bilheteria, uma hora antes do início de cada apresentação, por ordem de chegada.

Até a próxima quinta-feira (26), serão oferecidos mais seis espetáculos. Entre eles, uma versão inédita do celebrado Pontilhados, que o Grupo Experimental, grande homenageado desta edição, criou especialmente para apresentar no Festival. Será no Teatro do Parque, com direito a exibição de documentário e lançamento de livro, antes e depois.

E tem mais novidade na grade dos próximos dias. Realizado pelo poder público municipal para celebrar e confirmar o fôlego dos profissionais da dança na cidade da música, o Festival deste ano inaugura o projeto Primeira Cena, abrindo espaço para grupos e artistas iniciantes. Será nesta quarta-feira (25), no Teatro Hermilo Borba Filho, a partir das 19h, apresentando artistas e grupos independentes, nas seguintes performances: (“Saída de Emergência”; “Manifesto do Invisível”; “Baixa Fidelidade Urbana”; e “Aruanã”

Confirmando e reconhecendo as ruas como palco prioritário das programações culturais públicas e também como nascedouro potente de movimentos artísticos os mais variados, a programação encerra com uma batalha de breaking, na quinta-feira, a partir das 19h30, na Quadra do Buraco da Gata, no Ibura.

Homenageados

Para celebrar todos os corpos e grupos que asseguram tônus à vocação do Recife para fazer da cultura um movimento que nunca cessa, o 26º Festival Internacional de Dança vai render homenagem à bailarina, coreógrafa, professora e produtora Mônica Lira e ao Grupo Experimental, do qual é fundadora e diretora.

Mestra em dança, especializada em gestão, produção cultural e dança contemporânea, Mônica sempre foi corpo, inspiração e emoção a serviço da arte, tendo atuado também na esfera pública, como gestora cultural.

À frente do Grupo Experimental, segue promovendo, desde 1993, o encontro entre o Recife, seus palcos, aplausos, ruas e rotinas com a dança. E com o mundo. Além de percorrer mais de 40 cidades no Brasil, o Experimental, que já recebeu prêmios como o Klauss Vianna, desembarcou a cara, o jeito, a forma de sentir e se expressar do Recife em Portugal, na Espanha, Itália, Lima, Equador, Colômbia…

Sempre abrindo novos caminhos para a dança, Mônica e seus experimentais seguem subvertendo asfalto em palco, corpo em música e em poesia, Recife em mundo inteiro.

Confira a programação completa no perfil @culturadorecife, no Instagram:

PROGRAMAÇÃO

26º Festival Internacional de Dança do Recife

De 19 a 26 de outubro

Acesso gratuito (ingressos distribuídos uma hora antes de cada espetáculo)

Dia 24 (terça-feira)

19h – “Itaêotá”, do Grupo Totem (Recife), no Teatro Apolo

20h – “Revinda”, solo de Rebeca Gondim “Obirin-Kunhã”, solo de Marcela Rabelo, no Teatro Hermilo Borba Filho

Dia 25 (quarta-feira)

15h – “A Journey on Moving Grounds”, da companhia Antipode Danse Tanz (Suíça), no Pátio do Carmo

16h – “Superficiais”, da Cia Etc. (Recife), na Vila do Pilar, em frente à Escola Nossa Senhora do Pilar

19h – Primeira Cena (“Saída de Emergência”; “Manifesto do Invisível”; “Baixa Fidelidade Urbana”; e “Aruanã”), no Teatro Hermilo Borba Filho

20h – “Inverso Concreto”, de Cláudio Lacerda/Dança Amorfa (Recife), no Teatro Apolo

Dia 26 (quinta-feira)

16h – Exibição do documentário “Conceição em nós”, do Grupo Experimental, no Teatro do Parque

18h – “Pontilhados”, do Grupo Experimental Lançamento do livro “Pontilhados: dançando experiências humanas em mundos desumanos”, no Teatro do Parque

19h30 – Batalha de breaking, na Quadra do Buraco da Gata, no Ibura

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …