Neste sábado (29), acontece, no Recife, o 1º Circuito Outubro Rosa. Promovida pelo Real Hospital Português, a corrida tem largada às 16h, no Cais da Alfândega, no Recife Antigo. De acordo com a organização, são esperadas 700 participantes na prova. Até o momento, 658 kits foram vendidos e as inscrições seguem até às 19h desta sexta-feira (28) no site Sou Corredor. A retirada do kit acontece no térreo do Edifício Garagem do Real Hospital Português, até 20h.
Com 5 km de percurso, a ação tem como objetivo alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar a prática de atividades físicas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30% de todos os casos de câncer diagnosticados no Brasil podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.
“Os fatores de risco comportamentais, como obesidade e sedentarismo, estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de mama. Por isso a importância de adotar hábitos saudáveis”, reforçou a mastologista Luciana Limongi.
Além disso, a campanha educativa com o mote “É preciso ter peito para ser forte, se cuidar e se superar” coloriu de rosa a instituição e as redes sociais, lembrando que o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de sucesso no tratamento. Portanto, é fundamental a realização de exames regulares e a consulta com o mastologista.
O câncer de mama se tornou a forma mais comum de câncer no mundo, ultrapassando os casos de câncer de pulmão, de acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, em 2022 são estimados mais de 66 mil novos casos. O diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida, sucesso no tratamento e maior chance de cura.
Percurso
Com largada no Cais da Alfândega (sentido Prefeitura do Recife), a prova passa ainda pelo Cais do Apolo, Ponte do Limoeiro, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Palácio do Governo de PE, Avenida Martins de Barros e Ponte Giratória, até retornar ao Cais da Alfândega.
Veja também
Futebol FutebolCom série de desfalques, incluindo Kieza, Jean Carlos e Souza, Náutico encara a Chapecoense
Copa do Nordeste define formato de disputa e começa no dia 5 de janeiro; confira regulamento
Fonte: Folha PE