Prefeitura leva Programa Geração de Oportunidade – GO Recife aos mercados públicos a partir deste sábado

prefeitura-leva-programa-geracao-de-oportunidade-–-go-recife-aos-mercados-publicos-a-partir-deste-sabado

Ação inédita visa ampliar esforços de empregabilidade e geração de renda para recifenses. Iniciativa acontece nos seis mercados simultaneamente. (Foto: Diego Nigro/PCR)

Lançado no início de outubro, o GO Recife, programa que faz releitura das tradicionais agências de emprego a partir da ótica da transformação digital, começou a ganhar as ruas neste sábado (16), numa ação inédita de levar oportunidades de empregabilidade e renda ao encontro do cidadão. Assim, equipes da Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e da Executiva de Transformação Digital, estiveram presentes nos seis mercados públicos da cidade entre 9h e 13h para apresentar a plataforma aos transeuntes e fazer cadastros de quem tem interesse em divulgar seus serviços como autônomo ou para quem busca uma oportunidade no mercado formal. Desde seu lançamento, o Go Recife alcançou a marca de quase 40 mil acessos através do aplicativo Conecta Recife. 

As ações acontecerão durante os próximos seis sábados, entre 9h e 13h, nos mercados de São José, Madalena, Cordeiro, Encruzilhada, Boa Vista e Casa Amarela, onde, em cada local, haverá um totem digital e um atendente municiado com tablet para orientar e cadastrar os transeuntes. No totem, o cidadão poderá conhecer a plataforma GO Recife com leitura de QR Code para seu próprio aparelho de celular e receber as instruções do atendente para cadastro. Para quem não dispõe de aparelho ou internet, o atendente poderá fazer toda a orientação e cadastro através de tablet.  

Como primeiro da fila para o cadastro no Go Recife no Mercado da Encruzilhada hoje, Alyson da Silva Rodrigues, 23 anos, segue há cinco anos sem emprego. Ele tem sobrevivido a partir da renda que consegue como amolador de alicate e busca uma oportunidade como operador de mercadinho. “A procura por emprego é constante. Lá na frente, se Deus quiser, vou ter uma oportunidade. As portas vão se abrir. A atendente aqui me ensinou tudo; e assim que chegar em casa, eu vou completar meu cadastro e acompanhar no site. Quero trabalhar certo, para ter meus direitos e poder dar o que tiver de melhor pra minha filha, Alice Vitória, que tem 1 ano e 3 meses”. 

“Quer consertar sapato ou bolsa?”, entre um anúncio e outro a todos os transeuntes que entram no Mercado da Encruzilhada, o desempregado Jeremias Francisco da Silva, 33 anos, que tem feito bico de auxiliar de sapateiro, viu a oportunidade de se mostrar disponível para o mercado de trabalho formal, quando a equipe do Go Recife chegou. “Faz dois anos que estou ajudando no trabalho de sapateiro, mas procuro algo na minha área de servente de pedreiro ou até como porteiro, porque já fiz curso sobre isso. Desejo que essa ação da Prefeitura do Recife atinja muito mais pessoas. Aqui eu consegui fazer o cadastro e agora mesmo vou baixar o aplicativo no celular pra ir acompanhando as oportunidades de emprego que aparecem pra mim no dia a dia. Desejo que Deus realize e eu possa estar empregado logo”, almejou. 

O GO Recife já oferece 1.455 vagas de trabalho e outras 1.420 vagas para cursos de qualificação profissional. A iniciativa chega para reforçar o time de ações, projetos e iniciativas do Recife Virado e poderá ser acessado no site do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou no aplicativo do Conecta, que é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS. Como um acelerador de oportunidades, o GO vem trazendo ações educativas e de capacitação; oferecerá assessoria, escutas e acompanhamentos, além de dar suporte em infraestrutura e recursos para que as pessoas tenham condições de promover nesta vitrine virtual suas habilidades e necessidades de acordo com o mercado de trabalho. 

“O Go Recife é uma grande fábrica de oportunidades. É um projeto ‘figital’, porque ele tanto está no mundo virtual, quanto no mundo físico. Quem pretende procurar emprego, pode acessar a plataforma e identificar todas as vagas no Recife e na Região Metropolitana. Pode, ainda, filtrar a vaga que se adequa ao seu perfil e se submeter a ela. Quem é trabalhador autônomo, empreendedor ou quer participar da vitrine de trabalhadores, pode disponibilizar seu serviço na plataforma e linkar, conectar com suas redes sociais para a população lhe enxergar; e se for o caso, entrar em contato diretamente com você”. explica o secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo.

“O Go Recife também serve para quem procura se capacitar. A capacitação é algo que precisa ser feito toda hora, independente de estar desempregado, se quer empreender ou simplesmente trabalhar. No Go Recife há 1.420 vagas para cursos de qualificação profissional. São cursos incríveis, desde como transformar seu celular em uma máquina de vendas a curso de grandes empreendedores, que somente gente rica conseguia fazer no passado”, acrescentou Adriana Rocha, secretária de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. 

Arena GO Recife – a descentralização dos serviços para estender o máximo os esforços para atingir a população e a estratégia de alcançar o público nos mercados democratiza ainda mais os esforços para ir ao encontro do cidadão como tem sido através da Arena GO, estrutura física ampliada, mais robusta e itinerante que acontece mensalmente  e onde são disponibilizados vários serviços divididos em nove estações para a população que deseja se diferenciar na hora de empreender ou participar da entrevista de emprego. A Arena GO é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fecomércio, SESC, Senac, Sebrae e o Governo de Pernambuco.