Prefeitura do Recife oferece testagem para covid-19 no Parque da Jaqueira, neste fim de semana

prefeitura-do-recife-oferece-testagem-para-covid-19-no-parque-da-jaqueira,-neste-fim-de-semana

A estratégia visa controlar a transmissão do vírus, a partir da detecção de novos casos. Serão ofertados 200 testes por dia. (Fotos: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife)

Nestes sábado (16) e domingo (17), a Prefeitura do Recife ofertará testagem gratuita para covid-19 no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Nos dois dias, a ação acontecerá das 9h às 17h e tem o objetivo de contribuir para a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. A capacidade é de aplicar 200 testes de antígeno por dia.

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Se as equipes de saúde identificarem pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa. Os casos positivos serão cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.

Durante a ação, os profissionais da Sesau também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

A testagem gratuita está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, e visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas – como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais

TESTE DE ANTÍGENO – Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito através da coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta) do paciente com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, é entregue em, aproximadamente, 30 minutos. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. A indicação é que o exame seja feito em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o quinto e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.