Mulheres de Expressão: SecMulher da Vitória promove evento para fortalecer o poder ‘delas’ na sociedade

mulheres-de-expressao:-secmulher-da-vitoria-promove-evento-para-fortalecer-o-poder-‘delas’-na-sociedade

Mulheres de Expressão: SecMulher da Vitória promove evento para fortalecer o poder ‘delas’ na sociedade

Mulheres de Expressão: SecMulher da Vitória promove evento para fortalecer o poder ‘delas’ na sociedade

Publicado em: quarta-feira, outubro 20th, 2021

Para fortalecer o empoderamento feminino na cidade da Vitória de Santo Antão, a Secretaria Executiva da Mulher do município realizou na tarde desta terça-feira (19/10), no Clube Abanadores O Leão, uma roda de diálogos com coletivos de mulheres da cidade, abordando temáticas como a igualdade de gênero, empreendedorismo e o combate à violência doméstica. O evento recebeu o nome “Mulheres de Expressão” e contou, entre outras autoridades, com a presença da deputada estadual e delegada Gleide Ângelo e com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

No contexto geral, a programação foi extensa e começou pela manhã, com a visita de Gleide Ângelo ao gabinete do prefeito Paulo Roberto, acompanhada da Secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira. “A pauta ligada aos interesses da mulher deve ser priorizada em nosso município, com ações de enfrentamento à violência, como iniciativas voltadas para garantir o fortalecimento de mulheres independentes, que com o seus próprios trabalhos, conseguem sobreviver”, destacou o gestor.

O momento de formação da mesa no Clube O Leão contou com apresentações culturais, feira de artesanato e de produtos caseiros, além da exposição de quadros artísticos. Oportunidade que serviu para agraciar com certificados mulheres que se destacam na sociedade vitoriense em diversos ramos, como costura, artes plásticas e cênicas, culinária, moda, beleza e afins. Foram 15 destaques locais, os quais receberam as comendas das mãos da primeira dama do município, Raíssa de Deus, da vice-primeira dama, Ana Neves e da delegada da mulher em Vitória, Danúbia Andrade.

Ao proferir seu discurso, a vice governadora Luciana Santos destacou a necessidade de prover às mulheres os espaços que lhe são de direito dentro da vivência social e resumiu sobre a ocupação feminina no cenário político. “Nós só temos apenas 15% das mulheres no parlamento brasileiro. Em toda história, Pernambuco teve apenas quatro mulheres na bancada federal, mostrando um cenário mínimo de ocupação. É claro que isso precisa ser enfrentado e as mulheres devem participar dessa luta”, concluiu.

Gleide Ângelo, delegada que ocupa assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), elogiou a abertura que a Prefeitura da Vitória concede para a discussão de pautas voltadas à temática. “Você chega no município e realmente vê que se preocupam com a mulher. Vê também que são ações afirmativas, práticas, para tirar a mulher do cenário da violência. Por isso, venho parabenizar o prefeito, o vice, e Rosa, secretária da Mulher, pelo trabalho que vem sendo desempenhado”, destacou.

“Tivemos a alegria e a sorte de ter em ‘casa’ essa equipe competente. Iniciamos a gestão num momento difícil de pandemia e hoje conseguimos dar a volta por cima. A tarde de hoje é para falarmos do diferencial que nós temos, da competência pelo trabalho ligado a essa causa primordial numa sociedade. Vitória de Santo Antão sempre foi agraciada desde os tempos de Mariana Amália, entre outras mulheres guerreiras dessa cidade”, destacou o vice-prefeito Edmo Neves.

Para a secretária executiva da SecMulher de Vitória, Rosa Santana, o evento serviu para expressar a grandiosidade do trabalho já feito em poucos meses de atuação. “Hoje nós temos a Casa Lisbela, que está de portas abertas para atender às mulheres que não apenas necessitam se livrar da violência doméstica, mas àquelas que querem empreender, aprender uma nova profissão. O prefeito Paulo Roberto tem nos dado essa oportunidade de poder mudar a política voltada para o público feminino, traçar novos projetos e garantir uma sociedade mais justa. Esse momento mostra à sociedade o que já foi feito por essa equipe em poucos dias”, finalizou Rosa.