automedicacao-dos-idosos:-farmaceutica-faz-alerta-sobre-os-riscos-na-terceira-idade

Automedicação dos idosos: farmacêutica faz alerta sobre os riscos na terceira idade

Divulgação

A automedicação é considerada um problema de saúde pública e o uso de forma incorreta dos medicamentos pode acarretar o agravamento de algumas doenças. O ato sendo praticado por pessoas idosas pode gerar problemas mais sérios. A mestre em ciências farmacêuticas Flávia Morais destaca que os cuidados precisam ser ainda maiores pelo momento em que vivemos, de pandemia. O alerta vem na semana do dia 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso.

De acordo com Flávia, que também é coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, as preocupações nessa fase da vida são redobradas, considerando que órgãos importantes e necessários para a metabolização e eliminação dos medicamentos em nosso organismo, como o fígado e os rins, já estão também “bem usados” e precisamos ter cautela junto a essas prescrições de medicamentos, como um ajuste de dose; nas associações medicamentosas com suas “possíveis” interações e também nas orientações de uso.

“Precisamos atentar em fazer com esse paciente uma comunicação efetiva para que a orientação farmacêutica seja um diferencial no seu cuidado e na sua adesão ao tratamento. É fundamental fazer com que os medicamentos de uso contínuo, tão comuns em sua rotina, tenham uma programação a ser seguida e que o alerta sobre a introdução de outros medicamentos, mesmo àqueles isentos de prescrição, como os analgésicos, fitoterápicos, polivitamínicos, sejam informados aos seus médicos”, disse Flávia.



29/09/2021 às 11:24 – Com informações da assessoria

Check Also



Inaugurado centro de simulação para alunos e profissionais de Jaboatão

A Faculdade Tiradentes (FITS) – integrante do Grupo Tiradentes – inaugura um centro de simulação, na unidade …

About Redação

Check Also

feira-de-artesanato-nossa-arte-completa-cinco-anos-com-programacao-especial

Feira de Artesanato Nossa Arte completa cinco anos com programação especial

Nos dias 09 e 10, das 10h às 18h, no Alto da Sé Publicado por: …

%d blogueiros gostam disto: