Seplag é destaque em Hackathon voltado para biotecnologia e inteligência artificial

BI desenvolvido pelo Núcleo de Ciências de Dados é apresentado como case de sucesso

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) foi destaque do Mimesis, um hackathon online onde os participantes têm a oportunidade de aprender sobre biotecnologia e Inteligência Artificial, por meio de palestras e workshops, além de colocar ideias em prática, através de projetos inovadores, desenvolvidos de maneira coletiva, com pessoas de diversas partes do mundo. Apesar de não estar diretamente ligada ao evento, que aconteceu entre a quinta (30/07) e domingo (02/08), a Seplag teve um de seus produtos apresentado no Mimesis em palestra ministrada pelo professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Alexandre Maciel, no dia da abertura do Hackaton. 

O produto usado como case de sucesso na palestra do professor é o Painel de Dados da Sala de Situação, que acompanha a trajetória da pandemia do Covid-19 no estado, através do monitoramento do comportamento das curvas de casos, óbitos, solicitações de internamento, ocupação de leitos UTI/Enfermaria, realização de testes, além dos modelos preditivos, com informações por municípios, Gerências Regionais da Saúde (Geres) e as macrorregiões. 

Hugo Medeiros, presidente do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), explica que, como esse Painel é de acesso restrito, o professor precisou pedir a autorização para uso e divulgação de alguns resultados obtidos no monitoramento do Covid-19 em Pernambuco, especificamente os resultados sob a perspectiva da criação de modelos preditivos. “Nós, prontamente, atendemos ao pedido do professor Alexandre Maciel. Além de ter nosso produto divulgado em um evento tão importante quanto o Mimesis, o reconhecimento do professor é um sinal que o nosso trabalho está sendo bem feito”, disse Hugo. 

Alexandre Maciel detalha o porquê da escolha. “Resolvi apresentar no Mimesis o BI da Seplag como um dos case de sucesso em Pernambuco por se tratar de um caso que envolve um grande conjunto de variáveis relacionadas a área de saúde pública, por ser um tema de grande interesse da população no momento, e, principalmente devido a qualidade dos modelos preditivos desenvolvidos, construídos a partir do que há de mais relevante e atual no estado da arte de modelagem preditiva para casos de pandemia”, afirmou o professor que completou:

“Por isso, parabenizo toda equipe do Núcleo de Ciência de Dados da Seplag envolvida no desenvolvimento desses modelos que têm sido de grande utilidade para a gestão pública estadual”. 

Linhas de projetos disponíveis no Mimesis – Os projetos desenvolvidos devem responder a grandes problemas da área da saúde, como Câncer, Covid-19, HIV, entre outros de grande relevância epidemiológica, através de tecnologias inovadoras e ciência aplicada. Podem participar estudantes e profissionais de saúde, ciências biológicas, tecnologia, design, negócios e áreas relacionadas.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: