raul-lody-lanca-o-livro-“comer-com-os-olhos”

Raul Lody lança o livro “Comer com os olhos”

Postado em:

Gastronomia | Literatura

O antropólogo Raul Lody não poderia ter sido mais feliz na escolha do título do seu novo livro, feito a quatro mãos com o fotógrafo Jorge Sabino e que será lançado pela Cepe Editora na próxima quinta-feira (6), às 16h, no formato online. Comer com os olhos, recheado com textos de Lody e imagens de Jorge Sabino em suas 252 páginas, é um convite aos prazeres da mesa. E conduz o leitor a um passeio pela culinária de quase 50 países da Europa, Américas do Norte e do Sul, Caribe, África, Ásia e Oriente Médio.

Participam da live de lançamento, pelo canal da Cepe no YouTube, os dois autores, o fotógrafo carioca Rogério Reis e a mestre em alimentação e professora de gastronomia em Coimbra Marcela Martins. Na abertura do encontro será exibida uma exposição virtual, de seis minutos de duração, com 245 fotografias selecionadas do acervo da pesquisa que resultou no livro. Para aproximar leitores e autores, nessa época de pandemia, a Cepe organizou uma mesa de autógrafo virtual e disponibilizará para venda 50 exemplares assinados por Lody.

“Comer com os olhos é uma oportunidade de viver grandes roteiros visuais que mostram a diversidade dos sistemas alimentares do mundo”, declara Raul Lody, pesquisador da antropologia da alimentação desde o início dos anos 1970. “O livro enfatiza o sentimento onívoro do homem, aquele que come de tudo, e possibilita ter contato com a biodiversidade e as técnicas culinárias que atestam as culturas dos povos”, diz ele. Além de valorizar as memórias pessoais e familiares, acrescenta.

A publicação traz 350 fotografias, selecionadas do acervo de mais de 150 mil imagens de Jorge Sabino, que registram comidas, objetos, pessoas e edificações no contexto da pesquisa de etnoalimentação. Impossível olhar e não sentir vontade de saborear uma fruta na barraca colorida de um mercado do Peru, de comer uma fatia de bolo-de-rolo pernambucano, um pirão vermelho do Benin, um pastel de nata português ou de sentar-se à mesa num restaurante no Golfo de Napoli, na Itália.

Para compor o livro, Raul Lody empreendeu diversas viagens e fez pesquisas que o permitiram ver, viver, sentir e, claro, experimentar pratos. “Comer com os olhos é um livro que também recupera os movimentos históricos, sociais e econômicos, que foram dinamizados a partir do século XV, com as Grandes Navegações de Portugal, o que possibilitou o encontro do Ocidente com o Oriente”, ensina o antropólogo.

“Assim, pode-se dizer que pelo comércio de especiarias, e de outros ingredientes, viveu-se a primeira grande globalização, que interferiu na expansão do território, além das inúmeras receitas e novos hábitos alimentares. O Brasil, pela sua constituição histórica, social e ecológica, integra um dos maiores sistemas alimentares do mundo”, destaca.

O livro é prefaciado pelo jornalista e presidente da Cepe, Ricardo Leitão, que destaca a importância do trabalho do autor. “O interesse de Lody na antropologia da alimentação começou com estudos e pesquisas de campo sobre as tecnologias e os utilitários tradicionais das cozinhas. Sempre investiu nos estudos fora dos gabinetes, o que lhe rendeu os maiores ensinamentos e as maiores emoções”, escreve Ricardo Leitão no prefácio.

Não à toa, Raul Lody convida os leitores a degustar cada página e cada imagem do livro. Afinal, como ele mesmo explica, “comer com os olhos é uma expressão popular que enfatiza o valor e a comunicação pela imagem da comida. Na verdade, comemos com o corpo inteiro. Primeiro, comemos com um sentimento ideológico, que está unido à cultura. Comemos também o som, o cheiro e as experiências sensórias da temperatura e da textura, e de outros fatores que culminam no paladar. O leitor, certamente terá o desejo de comer o livro”.

O lançamento de Comer com os olhos se soma às comemorações pelos 50 anos de Raul Lody como pensador da comida e da alimentação, definição que dá ao seu ofício. Ele tem 38 livros sobre comida e cultura pelo viés da antropologia da alimentação (o primeiro artigo sobre o tema é de 1974), é museólogo e especialista em arte africana.

Serviço


Live de lançamento de Comer com os olhos, com Raul Lody, Jorge Sabino, Rogério Reis e Marcela Martins


Quando: 6 de maio de 2021 (quinta-feira), às 16h


Local: Canal da Cepe Editora no YouTube


Preço do livro: R$ 120 (impresso) e R$ 48 (e-book)


Onde comprar: Lojas físicas e site da Cepe (www.cepe.com.br/lojacepe/)

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: