raquel-lyra-fala-sobre-avanco-tecnologico-de-caruaru-em-debate-da-fecomercio-pe

Raquel Lyra fala sobre avanço tecnológico de Caruaru em debate da Fecomércio-PE

Foram temas da conversa o ambiente de negócios, a educação e o turismo do município

Em missão pelo interior do Estado de Pernambuco, a Fecomércio-PE realizou, no dia 13/7, a websérie 1º Debate com Prefeitos Eleitos de PE, com a participação da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Na conversa, foram debatidos os avanços tecnológicos do comércio, da educação e do turismo no município. O evento aconteceu no auditório do Sindloja Caruaru, parceiro do debate, e ainda contou com a presença do presidente do sindicato, Manoel Santos, e do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.

O ambiente de negócios foi o primeiro tema abordado. Como mostrou o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Pernambuco foi considerado o pior Estado do País para se fazer negócios pelo ranking do relatório Doing Business Subnacional Brasil 2021. Complementando, o presidente do Sindloja Caruaru relembrou o estudo que demonstrou a cidade de Caruaru ocupando uma das posições no ranking das 100 melhores cidades para fazer negócios no Brasil. A constatação se referiu ao ano de 2020, no estudo realizado pela empresa Urban Sytems.

A diferença dos resultados pode estar ligada à gestão da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que firmou seu compromisso em implementar o negócio na região. “A gente criou um programa, chamado Facilita, para desburocratização da abertura de empresas aqui, saímos do prazo de nove meses para quinze dias úteis”, destaca. ‘Terra de informalidade’, como descreveu a gestora, o comércio de Caruaru nasceu de uma feira e hoje é o segundo maior polo têxtil do brasil, mas ainda conta com um alto número de empregos informais, relembrou.

Além do Facilita, a prefeita citou o Supera Caruaru, projeto para geração de emprego e renda na cidade no pós-pandemia, e o Qualifica Caruaru, programa de qualificação profissional. “Tem oferta de vagas no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação e não existe, ainda, boa quantidade de mão de obra qualificada. Para Caruaru, ter um ambiente de formação na área de tecnologia é promissor”, comentou Raquel.

No tópico tecnologia, o município contou com a parceria da SmartLab-UPE no desenvolvimento de um sistema de monitoramento da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e que é usado atualmente para monitorar os casos na cidade. Durante o lockdown, foi implementado o Delivery Sulanca da Feira de Caruaru. A iniciativa do e-commerce na feira apontou a importância do avanço do comércio caruaruense no ambiente digital.

Segundo a prefeita, para continuar avançando no quesito e-commerce, a gestão lançará um projeto, com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o SEBRAE e a Sudene, para uma experiência de inserção de 140 empresas do município no comércio digital. “Isso permite que criemos um caminho para treinar milhares de outras, com essa mesma metodologia, para ganharem diferencial competitivo, alcançarem novos mercados e maturidade de gestão”, explicou Raquel.

Tópico final do debate, o turismo, grande força na economia de Caruaru, conta com um celeiro de produção cultural e artística, com o São João em destaque. Raquel Lyra ressaltou seu compromisso com o setor e sinalizou ações da prefeitura que visam a melhora na infraestrutura da cidade, como a reestruturação da linha férrea.

Ao final do evento os ex-diretores da Fecomércio-PE Paulo Casé e Ivan Galvão foram homenageados pelos relevantes serviços prestados como diretores da Fecomércio e conselheiros do Sesc e do Senac.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: