projeto-mala-viajante-estimula-leitura-entre-alunos-da-rede-municipal-de-petrolina

Projeto Mala Viajante estimula leitura entre alunos da Rede Municipal de Petrolina

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo. O hábito de ouvi-las tem inúmeros significados, além de estar relacionado ao desenvolvimento da imaginação, incentivo a criatividade e de colaborar com um dos mais valiosos patrimônios: a escrita. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, desenvolve desde 2018, nas escolas da Rede Municipal, projetos pedagógicos que têm como objetivo o fortalecimento da leitura. Um deles é a ‘Mala Viajante’, onde são propostas atividades no ambiente familiar.

O projeto consiste em estabelecer momentos dinâmicos de leitura nas Unidades Escolares e ao final da semana um livro é encaminhado para casa dos alunos, onde o exercício de leitura acontece entre os pequenos e seus familiares. Dentro das ações do projeto, o estudante leva a malinha com um livrinho, uma caixa de lápis de cor, para fazer um registro, escrito ou em desenho, em um caderno que também acompanha a mala, contando como foi o momento de leitura em família. Cada professora faz uma seleção de livros, levando em consideração a faixa etária dos alunos.

Na Educação Infantil, a iniciativa tem promovido o desenvolvimento linguístico, lúdico, imaginário e artístico dos alunos de 6 meses a 5 anos e 11 meses dos Novas Sementes, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) e Unidades com pré-escolas.

Maria Claudenice Farias, mãe do aluno Theo de Lisboa que estuda na unidade Jesus Pequenino, no bairro Jardim Petrópolis, participa ativamente das atividades propostas pela Escola e ressalta que o ‘Mala Viajante’ tem despertado o interesse do seu filho pela leitura, além de fortalecer o vínculo com toda a família. “Ler é muito importante. A leitura nos leva ao mundo do conhecimento. Por isso faço questão de estimular desde cedo à leitura em casa, pois acredito que à medida que os pais valorizam esta habilidade, com certeza vão incentivar seus filhos a desenvolverem também. Este é um fator importante para a formação da aprendizagem da criança”, finalizou.

About Redação

Check Also

feira-de-artesanato-nossa-arte-completa-cinco-anos-com-programacao-especial

Feira de Artesanato Nossa Arte completa cinco anos com programação especial

Nos dias 09 e 10, das 10h às 18h, no Alto da Sé Publicado por: …

%d blogueiros gostam disto: