maracatu,-ciranda-e-afoxe-na-terca-negra-especial-de-carnaval

Maracatu, ciranda e afoxé na Terça Negra Especial de Carnaval

 

A cultura pernambucana possui fortes ligações com o continente africano. Criada há 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha quatro edições – nos dias 28 de janeiro, 4, 11 e 18 de fevereiro. Amanhã, primeira noite da Terça Negra Especial de Carnaval, o Pátio de São Pedro recebe o Coletivo de Blocos Afros, Mestre Santino Cirandeiro, Maracatu Encanto do Pina e Afoxé Ara Omim. O evento é gratuito e começa a partir das 19h.

De acordo com Demir da Hora, representante do MNU e coordenador da Terça Negra, a programação geral será focada em apresentações de maracatus, afoxés, grupos de rap, reggae e blocos afro. “É a diversidade que o público se acostumou a ver e curtir durante o ano. Para os artistas, é um momento especial no qual aproveitam para mostrar novidades no vestuário, repertório e arranjos”, destaca.

História

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, coco de roda e até o reggae e o hip hop.

A Terça Negra tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 

PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA ESPECIAL DE CARNAVAL 2020

Dia 28/01

19h – Coletivo de Blocos Afros

20h – Mestre Santino Cirandeiro

21h – Maracatu Encanto do Pina

22h – Afoxé Ara Omim

 

Dia 04/02

19h – Maracatu Estrela Brilhante do Recife

20h – Coco dos Pretos

21h – Afoxé Omim Sabá

22h – Sistema X

 

Dia 11/02

19h – Coco Santiago

20h – Afoxé Afefé Lagbara

21h – Maracatu Encanto da Alegria

22h – Didil Reggae

 

Dia 18/02

19h – Afoxé Obá Iroko

20h – Maracatu Porto Rico

21h – Aurinha do Coco

22h – Ívano

Secretaria?: 
0
Secretária / Órgão: 
Categoria/Assunto: 

img_alt

Primeira noite de shows ocorre no dia 28 de janeiro, no Pátio de São Pedro (Foto: Sergio Bernado/PCR)

Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: