luciano-bonfim-destaca-atuacao-do-sistema-fecomercio-pe-em-triunfo

Luciano Bonfim destaca atuação do Sistema Fecomércio-PE em Triunfo

O prefeito do município participou da websérie da Federação que discute as propostas dos governantes municipais para o incremento do setor do comércio de bens, serviços e turismo

A Fecomércio-PE realizou, nesta quarta-feira (14/7), o 1º Debate com Prefeitos Eleitos de PE em Triunfo, com a participação do prefeito da cidade, Luciano Bonfim. Durante a conversa, foram abordados assuntos como investimentos na região, crescimento do setor hoteleiro e reforma tributária. Participaram do debate o presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, e o economista da Ceplan e mediador do evento, Jorge Jatobá. A websérie, que foi realizada no Centro de Convenções do Sesc de Triunfo, está disponível no Youtube da Fecomércio.

Conhecida como o Oásis do Sertão, Triunfo tem o turismo como grande força de sua Economia, além de comércio de bens e serviços. Entretanto, a cidade sofre com problemas estruturais, com apenas 6% da área municipal saneada. Abordando esse tema, Luciano Bonfim evidenciou que é necessário algumas mudanças infraestruturas no município para um turismo mais sustentável. “Tivemos o privilégio de assinar a ordem de serviço da adutora do Pajeú, no valor de R$ 20 milhões, para ampliar o sistema de distribuição da água”, disse o prefeito. A previsão para o início das obras é de 15 dias. Além do saneamento básico, a prefeitura está investindo na ampliação da PE-365, permitindo, assim, a melhoria do acesso à cidade.

Os aperfeiçoamentos permitem a ampliação do setor hoteleiro na cidade, que conta com uma unidade do Sesc. O Hotel Sesc de Triunfo, inaugurado em 2006, junto com o primeiro teleférico do Norte/Nordeste, é um importante equipamento turístico para o Sertão do Pajeú e o Estado de Pernambuco. “O turismo aumentou em 35% no ano seguinte à inauguração do hotel. Então nosso objetivo na região é treinar, facilitar e preparar os empresários e trabalhadores”, destacou Bernardo Peixoto.

A constatação do presidente do Sistema Fecomércio-PE, durante o debate, foi reconhecida pelo prefeito de Triunfo. “Desde que o Sesc se instalou aqui, o Sistema Fecomércio vem ajudando a gente com vários cursos profissionalizantes. A chegada melhorou a qualidade no atendimento e na gastronomia. A contribuição com a prefeitura de Triunfo é muito importante tanto no lazer, como na área educacional”, explicou Luciano, que ainda destacou a educação no município, visto que a cidade ficou em 2º e 3º lugar entre os melhores índices de educação em Pernambuco nos últimos dois anos.

No tópico final do debate, os participantes falaram sobre a importância de uma reforma tributária nacional. Para o prefeito de Triunfo, a divisão igualitária do bolo tributário é de suma relevância para os municípios. “Nos municípios pequenos mal dá para honrar a folha de pagamento”, informou.

Em concordância com o prefeito, o economista da Ceplan e mediador do debate, Jorge Jatobá, explicou a necessidade de uma mudança tributária e administrativa no Brasil. “A carga tributária brasileira aumenta à medida em que aumenta o tamanho do Estado. Quanto mais pobre a região, maior o peso do Estado. Nosso sistema tributário é caótico e a proposta no congresso é muito cosmética, não é ampla; mas vai mexer um pouco nos impostos federais, que pode rebater eventualmente na distribuição para os municípios. Precisamos agora de uma reforma administrativa”, finalizou.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: