joao-paulo-ve-renda-basica-universal-como-resposta-ao-pos-pandemia

João Paulo vê renda básica universal como resposta ao pós-pandemia

OPINIÃO – “O novo mundo, depois dessa crise, requer fórmulas de proteção social, para que haja menos desigualdade.” Foto: Reprodução/Nando Chiappetta

A criação de um sistema de renda básica universal no Brasil e em outros países, como resposta à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, foi defendida pelo deputado {dep: 364606(João Paulo)} (PCdoB), na Reunião Plenária desta quinta (14). Para ele, garantir recursos aos trabalhadores é necessário para enfrentar a desigualdade, a precarização e a eliminação de empregos, que já ocorriam com a automatização de diversas atividades e pioraram no cenário atual.

“A implantação da renda básica está cada vez mais viável. É defendida por diversas lideranças internacionais e há projetos pilotos em vários locais do mundo”, ressaltou o parlamentar. “O novo mundo, depois dessa crise, requer fórmulas de proteção social para que haja mais distribuição de renda e apoio às políticas de saúde. Os formatos atuais não têm sido eficientes em diminuir a desigualdade”, considerou.

João Paulo relatou previsões de queda de mais de 10% do PIB nas economias da Europa e dos EUA no segundo semestre deste ano. “Se o Brasil virar o novo epicentro da doença no mundo, o baque econômico aqui será ainda maior. A atitude de desdém de Bolsonaro custará caro ao nosso País”, avaliou. “Os trabalhadores só terão mais chances a partir de programas que garantam renda para todos. Caso contrário, a economia sofrerá maior estagnação”, concluiu.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: