O Colégio Santa Maria abrigará nesse final de semana o Youth Development Program (YDP), programa da Federação Internacional de Basquete (FIBA) em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O programa vai reunir 30 atletas de até 15 anos para ter aulas de técnicas do esporte com o treinador norte-americano, Scott Fitch, que atualmente é campeão mundial de basquete sub 17 pela equipe norte-americana, e com o técnico Bruno Porto, que treina as categorias de base do Minas Tênis Clube.
É a primeira vez que a clínica internacional é realizada no Nordeste e a atividade integra a programação da Copa América de Basquete (AmeriCup), que está sendo realizada em Recife entre os dias 2 e 11 de setembro.
A FIBA escolheu o Colégio Santa Maria para abrigar o evento pela infraestrutura esportiva e pela tradição desportiva da Instituição. A equipe da juvenil da escola é a atual campeã dos jogos estudantis de Pernambuco e ficou em quinto lugar no torneio nacional escolar da categoria.
Entre os dias 2 e 4 de setembro, os atletas juvenis vão aprender técnicas individuais e também desenvolver o jogo coletivo em formações no ataque e na defesa. Esses jovens também passam a ser monitorados pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para formação das seleções de cada categoria do esporte ou clubes brasileiros. Em todos os dias, após os treinamentos, eles também vão assistir aos jogos do Brasil e de outras seleções que disputam a Copa América.
“Será um final de semana de imersão total para esses jovens atletas e contato direto com o nível profissional do esporte. Para os cinco alunos da escola escolhidos para participar do YDP será uma experiência única, pois vão jogar e treinar nas quadras em que já estão acostumados, além de participar de um evento internacional de basquete”, diz Fred Lopes, coordenador de esportes do Colégio Santa Maria.
No sábado, haverá uma oficina para treinadores brasileiros, ministrada pelo técnico Scott Fitch, que junto com os atletas juvenis vai apresentar jogadas que podem ser incluídas no repertório dos técnicos do Brasil.
No domingo, a partir das 14 horas, a clínica será aberta ao público para um mini torneio com as escolinhas de basquete de Recife. Jogadores entre 10 e 12 anos farão uma disputa que tem como principal objetivo a integração com os demais jogadores.
Veja também
Tênis SportOns Jabeur é a primeira a se classificar para as oitavas do US Open
Elenco do Sport enfatiza união do grupo na luta pelo acesso à Série A
Fonte: Folha PE