carreata-no-recife-cobra-vacinacao-de-pessoas-com-deficiencia

Carreata no Recife cobra vacinação de pessoas com deficiência

Entidades de apoio às pessoas com deficiência do Recife uniram-se em prol de um único pleito: o direito a prioridade das pessoas que tem deficiência na vacinação contra Covid.

Uma carreata organizada por diversas entidades locais faz a convocação, e acontecerá no próximo dia 20, com saída do Classic Hall.

Motivo: as pessoas com deficiência não foram inseridas como prioridade no Plano de Imunização do Governo Federal. O que é um absurdo sem precedentes, quando vemos que idosos tem o seu direito assegurado, e pessoas com deficiências, que tem o mesmo direito à prioridade, não.

A revolta das entidades no Recife é que algumas capitais saíram na frente e, independente do cronograma do Governo Federal, optaram por vacinar este recorte de pessoas, a exemplo de Natal, João Pessoa, Teresina e também São Luiz.

O Recife, que anunciou o pioneirismo em vacinar o grupo de 64 anos (foi à primeira cidade no Brasil em vacinar esta faixa etária), e hoje anunciou a vacinação para pessoas com 62 anos, não optou por vacinar este grupo. O que tem gerado uma revolta no segmento, uma vez que as pessoas com deficiências foram mencionadas como pauta de campanha do então candidato João Campos.

O Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE) entrou com uma representação no STF, junto a Federação Nacional de Síndrome de Down, alegando a extrema vulnerabilidade destas pessoas, que possuem comorbidades associadas ao quadro de saúde. E as famílias decidiram pelo protesto, com a carreata.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: