Boletim Covid-19 Fernando de Noronha

A Administração de Fernando de Noronha informa que, neste domingo (17/05), amostras de cinco casos suspeitos de Covid-19 serão enviadas ao Recife para exames. Os testes seguiriam neste sábado (16/05) mas, por conta de um problema com a aeronave, o voo precisou ser adiado. Os casos em investigação são de uma paciente que apresenta sintomas e seus contactantes. A mulher, de 69 anos, compareceu ao hospital São Lucas com um quadro de síndrome respiratória. Ela foi medicada e está em tratamento em casa, enquanto aguarda o resultado do exame. Fernando de Noronha teve 28 casos confirmados da doença e todos os pacientes já estão recuperados.

PRAIAS – Está prorrogada até o próximo dia 31/05 a proibição de acesso às praias do arquipélago de Fernando de Noronha. Este prazo poderá ser antecipado, a depender da avaliação do quadro epidemiológico na ilha. As praias estão fechadas em todo o estado desde o último dia 21/03.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE – Para garantir o controle da circulação do vírus na ilha, é necessário que a população esteja atenta. Ao sentir qualquer sintoma de um quadro gripal, o morador deverá comunicar à Vigilância em Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: 3619-0956 / 99488-4366.

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO – Agentes comunitários e integrantes das equipes de saúde da ilha iniciaram um treinamento para a primeira etapa do estudo epidemiológico que será realizado na Ilha. Nesta primeira fase, serão aplicados questionários aos cerca de 900 voluntários que vão participar dos testes. O objetivo é avaliar a circulação do vírus da Covid-19 em Fernando de Noronha. Serão selecionados, de forma aleatória, homens e mulheres, de diversas faixas etárias e de todas as regiões da ilha. Os que aceitarem participar da pesquisa serão acompanhados durante um ano pela equipe de saúde e farão exames nesse período. O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Administração de Fernando de Noronha reforça a importância de ser mantido o isolamento social na ilha. Com esse objetivo, foi lançada uma cartilha com uma série de recomendações aos moradores, trabalhadores, comerciantes e empresários da ilha. Os moradores só devem sair de casa em caso de necessidades essenciais. O uso das máscaras é indispensável para todos que precisarem circular pelas vias públicas. As máscaras, de tecido ou descartáveis, devem ser utilizadas de forma correta, cobrindo o nariz e a boca.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: