#94 || Pernambuco contra o novo coronavírus

Domingo, 17.05.2020

ISOLAMENTO SOCIAL | No primeiro dia de quarentena oficial, sábado (16), Pernambuco atingiu o maior índice de isolamento social do Brasil. Em todo o Estado, a média ficou em 53,8%, mas focando nas cinco cidades com medidas mais rígidas, o índice médio de isolamento chegou a 60% – foram 48% no sábado anterior (9). Pernambuco ficou acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%), os quatro únicos estados brasileiros a superar os 50% de distanciamento social. Os dados também destacam o Recife, que atingiu o maior percentual entre as capitais brasileiras, com 62,1%. O levantamento de georreferenciamento é feito pela empresa Inloco.

Confira o pronunciamento do Governador Paulo Câmara: https://youtu.be/r-lMWkGtLec.

CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste domingo (17), 964 novos casos de Covid-19 no Estado – são 19.452 no total. Entre aqueles confirmados hoje (17), 445 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 519 são casos leves. Do total de 19.452 casos já confirmados em Pernambuco, 9.703 são graves e 9.749 leves. Dos casos graves, 1.788 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 3.430 estão internados, sendo 242 em UTI e 3.188 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim aponta que 2.969 pessoas já estão recuperadas da doença. Também foram computados 55 novos óbitos, totalizando 1.516. Confira os detalhes: https://bit.ly/2AD7AN8.

FISCALIZAÇÃO AMPLIADA | Hoje (17), a Operação Quarentena ampliou para 43 o número de pontos de bloqueios de veículos e reforçou as ações de fiscalização de medidas sanitárias nas cinco cidades da RMR que estão em quarentena. Até ontem (16), 1.728 veículos tinham sido abordados nos pontos de bloqueio. A Operação Quarentena também abordou 2.794 pessoas que circulavam nas cinco cidades e receberam orientações a retornarem para suas casas. Foram fechados 749 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes, bares e outros. http://www.pe.gov.br/b/22636.

DÚVIDAS | Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas enviadas durante o primeiro fim de semana da quarentena definida pelo decreto 49.017, de 11/05/2020 para combater a Covid-19: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/2073-2/.

PONTOS DE CUIDADO | Na quarentena, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Estado manterá, diariamente, ações nos Pontos de Cuidado, voltados para o atendimento à população em situação de rua no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, realizando em média 720 atendimentos por dia. Nos pontos, são repassadas informações sobre os sintomas da Covid-19 e medidas de higiene para evitá-la. Além disso, a Secretaria tem distribuído duas mil quentinhas diárias (almoços e jantares), em parceria com 40 coletivos e instituições.

ATENDE EM CASA | O aplicativo Atende em Casa permite que pessoas com sintomas gripais recebam orientações de médicos e enfermeiros. A ferramenta já está presente em 46 cidades e conta com 60,7 mil usuários cadastrados. Acesse pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em smartphones com sistema Android.

TREINAMENTO | A Secretaria Estadual de Saúde está realizando treinamento de médicos para intubação e manejo de via aérea para pacientes com Covid-19 e de manejo de vias aéreas e ventilação para profissionais de diversas categorias. Os médicos que quiserem participar gratuitamente do curso intubação e manejo podem se inscrever pelo e-mail estagioscovid19pe@gmail.com. O treinamento teórico-prático sobre manejo de vias aéreas e ventilação mecânica é voltado para fisioterapeutas, enfermeiros e médicos, e tem sido feito por uma fisioterapeuta in loco em diversas unidades de saúde do estado.

ÔNIBUS | A partir de segunda (18), haverá ônibus extras em 15 terminais integrados. A medida foi tomada após análise da demanda desde a última terça (12), início do período educativo da quarentena. Os ônibus não poderão circular com passageiros além de sua capacidade máxima, o que, na prática, significa até 50 pessoas em média. Os usuários terão que usar máscara, e policiais militares darão apoio ao cumprimento da medida. Confira as mudanças: https://bit.ly/363DldE.

VIATURAS | Começam a ser entregues na próxima segunda (18) 280 viaturas destinadas ao reforço das guardas municipais do Estado. Os carros, comprados com recursos destinados pela bancada de Pernambuco através de emenda parlamentar, irão contemplar 49 municípios e fortalecer o combate à criminalidade. O investimento foi de R$ 18,8 milhões.

FAKE NEWS | Antes de repassar, confirme em fontes oficiais! Confira boatos desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/.

Informe-se sobre as medidas e decretos do Governo de Pernambuco para conter a propagação da Covid-19: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#medidas.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: