Unidades de Saúde vivenciam atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa em Garanhuns

unidades-de-saude-vivenciam-atividades-alusivas-a-campanha-outubro-rosa-em-garanhuns



A Secretaria de Saúde de Garanhuns segue até o fim do mês com atividades alusivas ao Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A campanha busca conscientizar a população acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Desde o início do mês, as equipes das unidades e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) estão promovendo uma programação voltada para discussão do tema, além de atendimentos especializados voltados para a saúde da mulher. Diariamente as equipes também realizam os exames citológicos, que são a principal estratégia para rastreamento do câncer de colo do útero e outras lesões.

Cada unidade está desenvolvendo um “Dia D” com a ampliação na oferta dos serviços de saúde, incluindo a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C; e ações de promoção ao cuidado, como auriculoterapia e ventosaterapia. Ao longo do mês, as unidades também vão realizar as solicitações de mamografia para as mulheres. Através da “Caravana da Mamografia”, um transporte será disponibilizado para as mulheres que residem na área rural e em localidades de vulnerabilidade social, com o intuito de que possam realizar suas mamografias junto às unidades executantes.

“A saúde da mulher é um tema que precisa ser trabalhado ao longo de todo ano, mas especialmente no mês de outubro atentamos para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Por isso, serão realizadas diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde e em outros serviços do município, com o intuito de conscientizar e reforçar o cuidado com as mulheres de Garanhuns”, pontua a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns

Fotos cedidas pela Secretaria de Saúde