secretaria-de-saude-do-recife-acolhe-novos-residentes-e-comemora-10-anos-de-residencias

Secretaria de Saúde do Recife acolhe novos residentes e comemora 10 anos de residências

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife acolheu, nessa terça-feira (3), cerca de 80 novos profissionais dos Programas de Residência em Saúde do Recife e comemorou os dez anos de existência dos programas na cidade. Os residentes de diversas áreas da saúde foram recepcionados no auditório do Universidade Tiradentes (Unit), no bairro da Soledade, onde receberam informações iniciais sobre a atuação nas unidades de Atenção Básica à Saúde e de Média Complexidade. Nesta quarta-feira (4), outros 70 residentes concluíram a formação iniciada no ano passado, no auditório do Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Nessa terça, depois da apresentação do Maracatu Várzea do Capibaribe, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse aos novatos na rede municipal que o programa de residência serve para prepará-los como profissionais e como pessoas. “Sintam-se orgulhosos de terem alcançado, com tanto esforço e dedicação, esse nível de formação. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a maior rede de inclusão social e vocês, mais que nunca, agora fazem parte disso. Tenham o olhar sempre direcionado aos usuários de saúde, pois o foco do nosso trabalho é sempre cuidar deles da melhor forma possível”, orientou o gestor.

Uma das residentes, Priscila Rocha, 28 anos, é formada em Medicina Veterinária e escolheu a área de Saúde Coletiva para atuar. “A residência vai servir para que possamos saber, na prática, o que é o SUS e aprender além do que a faculdade nos ensina. Nos próximos dois anos, espero absorver o máximo de conhecimentos e vivenciar, de perto, o que a saúde pública tem a oferecer para a sociedade e para mim como profissional”.

Ao todo, a rede municipal de saúde possui nove Programas de Residência em Saúde: Medicina de Família e Comunidade, Médica em Psiquiatria, Enfermagem Obstétrica, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial, Multiprofissional em Saúde da Família, Multiprofissional em Vigilância em Saúde, Odontologia em Saúde Coletiva e Enfermagem em Atendimento Pré-hospitalar. Desde 2010, a Secretaria Municipal de Saúde aumentou a oferta de vagas para formação de especialistas, totalizando 192 novos profissionais por ano.

Os programas de especialização realizados pela Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Degtes) duram dois ou três anos, dependendo da especialidade. Durante este período, os recém-formados profissionais atuam, aliando teoria e prática, na atenção básica e na média complexidade do Recife, em unidades de saúde da família, policlínicas e maternidades da rede municipal.

O Programa de Residência em Enfermagem em Atendimento Pré-hospitalar existe desde a primeira turma, em 2010. “Hoje completamos dez anos da residência. Ficamos muito orgulhosos por termos sido o primeiro programa de residência da Sesau Recife. Acreditamos que o ambiente pré-hospitalar pode e deve primar pela excelência em sua atividade”, falou Leonardo Gomes, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano Recife.

Participaram da solenidade representantes da Secretaria de Saúde do Recife, representantes do Conselho Municipal de Saúde, as coordenações das Comissões das Residências Médicas e Multiprofissional da Sesau, representantes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Secretaria?: 
0
Secretária / Órgão: 
Categoria/Assunto: 

img_alt

Os novatos atuarão nas unidades de saúde da família, policlínicas e maternidades da rede municipal de saúde. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: