Recife ultrapassa marca de 1 milhão de pessoas imunizadas contra covid-19

recife-ultrapassa-marca-de-1-milhao-de-pessoas-imunizadas-contra-covid-19

De acordo com balanço desta quarta-feira (27), 1.003.759 de pessoas completaram o esquema vacinal na capital pernambucana. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

O Recife alcançou um importante marco nesta quarta-feira (27): mais de 1 milhão de pessoas estão imunizadas contra covid-19 na capital pernambucana. Do total de 1.003.759 pessoas que já completaram o ciclo vacinal, pelo menos 60.035 foram contemplados com a vacina da Janssen, que tem aplicação única. O restante recebeu duas doses dos imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

“Essa é uma marca importante, que nos enche de esperança em relação ao controle da doença na nossa cidade. O número também é reflexo do trabalho sério e comprometido dos profissionais da secretaria de Saúde, que estão trabalhando de domingo a domingo, vacinando a população. E, claro, também é resultado da adesão dos recifenses à campanha”, afirma a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Desde o dia 19 de janeiro, quando o Plano Recife Vacina foi iniciado, a cidade não parou de vacinar a sua população em nenhum dia, de domingo a domingo, incluindo feriados. Isso está sendo possível porque o município conta um esquema de vacinação totalmente digital, que permite cadastro e agendamento online, por meio do Conecta Recife. Dessa forma, a capital pernambucana consegue fazer o uso racional das doses e ter controle sobre a quantidade que é aplicada diariamente e do número de agendamentos realizados, evitando o desperdício de vacinas, paralisação do serviço e aglomeração nos 26 pontos de imunização.

Para além dos pontos fixos espalhados pela capital, desde agosto a Prefeitura do Recife também começou a levar doses das vacinas para dentro das comunidades, com o objetivo de ampliar o acesso e a cobertura vacinal da campanha contra a covid-19. Os locais são escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante a ação, que já visitou mais de 100 localidades da capital, as equipes da Secretaria de Saúde fazem o cadastro no Conecta Recife dos recifenses com 12 anos ou mais e aplicam a dose (tanto de primeira quanto de segunda dose ou dose de reforço) no mesmo dia, sem necessidade de agendamento.