recife-ganha-o-reforco-de-59-agentes-de-saude-ambiental-e-controle-de-endemias

Recife ganha o reforço de 59 agentes de saúde ambiental e controle de endemias

Os profissionais foram aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Saúde , em 2019, e vão reforçar o trabalho de enfrentamento das arboviroses. Prefeito João Campos participou da solenidade de acolhimento dos agentes na manhã desta sexta-feira (1º). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A Prefeitura do Recife realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), com a presença do gestor municipal João Campos, o acolhimento de 59 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Saúde do município, em 2019. Na solenidade, que ocorreu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, os trabalhadores foram apresentados à Rede Municipal de Saúde, receberam as informações iniciais sobre a sua atuação no enfrentamento de arboviroses e outras endemias, e ainda viram uma apresentação de “As dengosas” – grupo de asaces que fazem paródias para promover educação em saúde. No início de setembro, João Campos assinou a portaria de nomeação dos profissionais.

“A partir de hoje a gente vai poder contar com um reforço importante, com homens e mulheres que vão poder se dedicar a cuidar da saúde, a visitar as pessoas, fazer o controle de endemias e todo o trabalho ambiental. A gente quer agradecer e se colocar à disposição. Eu tenho certeza que o instrumento mais poderoso que a gente tem é a capacidade de dialogar, e conversar com as pessoas, e é o que vocês fazem e vão poder fazer todos os dias, poder visitar cada família, compreender as dificuldades ali encontradas, apontar soluções”, disse o gestor municipal ao receber os novos agentes no evento. 

Esses profissionais já passaram por um curso introdutório de formação de agentes de endemias com duração de 40 horas, em que receberam diversas orientações sobre como deve ser feito o enfrentamento de arboviroses e outras endemias. Entre os conteúdos abordados neste treinamento inicial, estão informações para identificar e destruir os criadouros do mosquito Aedes aegypti e a forma correta de coletar larvas e eliminar possíveis locais para a proliferação do mosquito; cuidados com a manipulação dos larvicidas biológicos nas visitas domiciliares; aspiração dos insetos e instalação ovitrampas (armadilhas usadas para monitorar quantidade de mosquitos) em locais estratégicos.

“É uma honra para mim estar hoje aqui recebendo vocês. Vocês estão perto das comunidades, dando toda a orientação, e fazendo o que a gente acredita que é a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Sejam muito bem vindos, parabéns, boa sorte no trabalho, que vocês sejam aguerridos”, comentou a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, ao falar para os novos asaces na solenidade.

De acordo com a Lei Complementar Federal nº 173/2020, as nomeações de profissionais aprovados em concursos só podem acontecer após vacância, ou seja, quando aqueles cargos estão vagos, como, por exemplo, por exoneração, aposentadoria ou falecimento. Por isso, neste momento, estão sendo nomeados 59 trabalhadores. Com isso, desde maio de 2020, já foram nomeados, ao todo, 114 asaces.

O Programa de Saúde Ambiental (PSA) do Recife conta com mais de 500 agentes que atuam nos territórios da cidade. A principal característica dessa iniciativa é o gerenciamento, monitoramento e controle dos riscos ambientais que possam causar danos à saúde da população.

De janeiro até agora, os asaces da PCR realizaram mais de 1,5 milhão de visitas em imóveis do Recife, além de monitorarem mais de 11 mil pontos estratégicos. Os profissionais realizam ações relacionadas ao controle de roedores, escorpiões e vetores de doenças como arboviroses (dengue, chikungunya e zika), filariose e leishmaniose, bem como, a vigilância das zoonoses e a vigilância ambiental da água.

SEMANA DO ASACE E ACS – Em alusão ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias, celebrado no dia 4 de outubro, a Secretaria de Saúde do Recife preparou uma série de atividades voltadas para os profissionais. 

A programação contará com um webinário que será realizado na segunda-feira (4), a partir das 9h, que contará com uma homenagem aos profissionais a palestra “A importância do agente comunitário de saúde e do agente de saúde ambiental e combate às endemias no território”, ministrada por Mauricéa Santana, que é enfermeira sanitarista, mestre e doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz/PE. A atividade será transmitida no Google Meet (http://meet.google.com/wsf-oior-iw) e terá participação de representantes  da Sesau e dos profissionais das duas categorias.

Entre os dias 4 e 7 de outubro, também serão realizadas atividades em diversos polos do Programa Academia da Cidade (PAC). O cronograma inclui rodas de conversa sobre atividade física, exercício físico e promoção da saúde; o papel do ACS e asace no território dos polos PAC; caminhada com a comunidade para sensibilizar a população a respeito da importância dos profissionais; atividades  aquáticas recreativas, e outros. 

O encerramento da programação será feito na sexta-feira (8), às 19h, com a realização de uma live cuja temática será “Práticas Integrativas como exercício do cuidado no cotidiano dos ACS e asaces”. A atividade será transmitida no perfil da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) do Recife no Instagram (@recifeintegrativo) e será comandada pelo coordenador das PMPICS, Nícolas Augusto.

About Redação

Check Also

prefeitura-do-recife-abre-inscricoes-para-o-9o-ciclo-de-atualizacao-dos-guias-de-turismo-da-cidade

Prefeitura do Recife abre inscrições para o 9º Ciclo de Atualização dos Guias de Turismo da cidade

Interessados têm até o dia 29 de outubro para se inscrever gratuitamente, acessando o site …

%d blogueiros gostam disto: