Programa Horta em Todo Canto facilita acesso à agricultura orgânica

 horta

Após vivenciar o câncer do pai, Mariana despertou para o interesse em uma alimentação curativa. O cultivo orgânico logo surgiu, em 2018, como uma opção para melhorar a saúde e dar uma finalidade para a terra ociosa que ela mantinha em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

Depois de fazer um curso de seis meses, pelo Programa Horta em Todo Canto –  desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) – ela adquiriu todo o conhecimento necessário para manter sua horta, que, hoje, garante uma renda extra para a família.  Eles comercializam os produtos pela internet e repassam para mercados orgânicos locais. A variedade de cultivos é uma vantagem para a comercialização e também para o próprio solo, que se mantém vivo com a policultura.

A história de Mariana é uma das várias que passam pelo curso realizado pelo IPA. Qualquer pessoa, que nunca teve experiência com o manejo da terra, pode participar.

Nas redes sociais, o espaço Bloom tem uma página onde são divulgadas as várias iniciativas empreendidas no local. O lugar se tornou um verdadeiro catalisador da sustentabilidade ambiental. O salto na qualidade de vida da família foi a principal mudança por aqui.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: