programa-de-preparacao-para-aposentadoria-capacita-servidores

Programa de Preparação para Aposentadoria capacita servidores

 

Para mostrar que a aposentadoria só é o final de uma etapa para o início de outra, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas abriu o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) 2020, com o tema Desmistificando a Aposentadoria. Nesta terça-feira (10), servidores da Prefeitura do Recife próximos a se aposentarem e os que já se aposentaram, mas não se sentem preparados para a nova fase, fizeram o I Módulo da capacitação. São sete módulos no total e o próximo será realizado no dia 24 de março.

Os participantes têm a oportunidade de receber uma  série de orientações sobre temas que ajudam a ter uma aposentadoria tranquila: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável, Política Municipal do Idoso e Legislação Previdenciária, Empreendedorismo, Voluntariado e Gestão Financeira, Relações Familiares e Projeto de Vida estão entre os assuntos abordados.

Neste primeiro módulo foi realizada uma palestra com a mestranda em Educação,  Especialista em Administração e Marketing e Docência para o Ensino profissionalizante, Selma Barboza. A coordenadora do PPA, Luciana Nery, diz que, quando essa fase nova é programada com antecedência, é possível usufruir da melhor forma e com todos os benefícios, podendo procurar outra fonte de renda ou não, a critério de cada um. “É uma fase que pode ser aproveitada, pois você pode fazer o que não conseguia por causa de uma rotina de trabalho”, salientou.

Algumas pessoas sonham em deixar a cidade grande e buscam por uma vida mais tranquila na praia, outras, optam por viajar mais e conhecer lugares que não tinham oportunidade por conta do trabalho e da vida corrida que tinham até então. Estes são alguns dos lados da aposentadoria que muitos não vislumbram. “Estou feliz em participar do PPA. Além de ficar melhor informada, a oportunidade foi muito importante para lidar com esse momento”, avaliou a servidora Iracema Soares.

 

Veja algumas dicas para uma aposentadoria tranqüila:

 

1. Fazer parte de grupos de convivência e ter hábitos de relacionamento

2. Fazer novas amizades

3. Estar aberto para novos aprendizados

4. Criar projetos de vida

5. Ter boa alimentação

6. Praticar exercícios físicos

7. Ter espiritualidade é bem importante, pois a pessoa passa a ter mais consciência da vida

8. Ter bom relacionamento com a família

9. Planejar-se financeiramente

Secretaria?: 
0
Secretária / Órgão: 
Categoria/Assunto: 

img_alt

O 1° módulo de 2020 reuniu cerca de 30 servidores da PCR (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: