petrolina-abre-unidade-de-saude-neste-fim-de-semana-para-realizacao-de-preventivo

Petrolina abre unidade de saúde neste fim de semana para realização de preventivo

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, abre neste sábado (12) a Unidade Básica de Saúde Januário Ferreira, no Serrote do Urubu, para o atendimento com realização de exame preventivo na localidade. Serão atendidas 40 mulheres, das 8h às 12h, que já estavam com as guias de marcação na própria unidade.

De acordo com Patrícia Belém, apoiadora da Atenção Básica, a iniciativa busca atender as demandas, em dia e horário diferente da rotina da unidade de saúde. “Estamos realizando esta ação com o objetivo de atender as demandas do público feminino, iniciando na UBS Januário Ferreira, e optando por dia e horário diferente dos atendimentos, isso para evitarmos aglomerações na unidade.”, explicou a apoiadora.

A ação tem como objetivo atender as demandas das mulheres, uma vez que, esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, um dos tumores mais frequentes na população feminina. O exame, que consiste na coleta de células do colo do útero e faz o diagnóstico de lesões ou alterações presentes no órgão, pode indicar o Papilomavírus Humano (HPV). O exame de Papanicolau também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, entre outras.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: