pcr-realiza-plantio-de-483-arvores-em-comemoracao-ao-aniversario-da-cidade

PCR realiza plantio de 483 árvores em comemoração ao aniversário da cidade

Plantio comemorativo envolve as crianças da Creche Municipal Darcy Ribeiro e reforça o compromisso em cuidar do verde urbano da cidade

 

Na semana do seu aniversário, o Recife ganha mais verde nas ruas. Para celebrar os 483 anos da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife inicia o plantio de 483 novas árvores, nesta sexta-feira (13), às 9h, envolvendo as crianças da Creche Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro. A ação é comandada pela equipe de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e seguirá durante todo o mês de março em diversos outros pontos da cidade.

Para aumentar a cobertura verde foram escolhidas espécies nativas do bioma Mata Atlântica, como ipê rosa, sibipiruna e pau-ferro,  seguindo as diretrizes e particularidades do Manual de Arborização Urbana. De 2019 a 2020, já foram plantadas 11.137 novas mudas, que somam a um quantitativo de 261.313 árvores em todo o Recife. Além  de deixar a cidade mais bonita e combater as ilhas de calor, as áreas sombreadas proporcionam maior integração da população ao meio ambiente e despertam na população a sensação de pertencimento e preservação. Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, a arborização urbana proporciona à cidade inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, à melhoria da qualidade do ar, assim como a saúde física e mental da população, além de ser uma importante contribuição para a construção sustentável das cidades do futuro. 

Com a ampliação do plano de arborização, a Prefeitura do Recife reforça o compromisso em tornar a cidade resiliente às mudanças climáticas através de uma das melhores soluções de combate ao aquecimento global: plantio. No ambiente urbano, as árvores têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera, somando benefícios ecológicos, estéticos, econômicos e sociais. Além da agenda de plantio planejada pela SMAS, o cidadão também pode participar ativamente da arborização da cidade através do serviço 156, o Bora Plantar?. Basta ligar, sugerir o local em que deseja uma nova árvore e aguardar a avaliação técnica para escolha da espécie adequada. Desde junho de 2019, quando foi lançado, o programa recebeu 236 solicitações e atendeu mais de 30 bairros do Recife. Os bairros de Boa Viagem, Encruzilhada, Rosarinho, Arruda, São José, Iputinga, Campina do Barreto, Graças, Pina, Parnamirim, Coelhos, Ilha do Leite, Madalena, Torre, Torrões, Mangueira foram alguns que receberam a ação. “Quem planta hoje uma árvore está dando um presente para o futuro, disseminando a ‘semente’ da consciência ecológica”, reforça o secretário José Neves Filho.

 

SERVIÇO

Plantio de 483 mudas em comemoração ao Aniversário do Recife

Local: Creche Municipal Darcy Ribeiro – Rua Odete Monteiro, 450

Data: 13 de março de 2020, sexta-feira

Horário: 9h

 

 

Secretaria?: 
0
Secretária / Órgão: 
Categoria/Assunto: 
Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: