pcr-realiza-acoes-da-19a-semana-da-pessoa-com-deficiencia

PCR realiza ações da 19ª Semana da Pessoa com Deficiência

 

A partir desta sexta-feira (21), a Prefeitura do Recife realizará diversas ações em alusão à 19ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, até o próximo dia 28. Neste ano, em função da pandemia da covid-19, as atividades serão realizadas de forma virtual e contarão com recursos de acessibilidade, como tradutores de libras e vídeos legendados. Com o tema “Artes e saberes da pessoa com deficiência”, a programação, disponível no site da PCR (www.recife.pe.gov.br), abordará autonomia, talento e formas de expressão pela arte, em debates virtuais, cursos, exibição de vídeos e outras atividades promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) e pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, que também realizará ações de promoção e prevenção à saúde das pessoas com deficiência.

A secretária executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, acredita que, mesmo com a situação da pandemia e a necessidade de isolamento, será possível cumprir o objetivo do evento. “Em sua 19ª edição, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência já integra o calendário oficial da cidade. Tenho certeza que, por meio das plataformas online, realizaremos ricos debates com o intuito de conscientizar a população sobre a necessária inclusão social das pessoas com deficiência”, disse a gestora.

De 21 a 28 de agosto, os debates virtuais promovidos pela SDSJPDDH acontecem em parceria com o Governo do Estado. A programação irá compor discussões sobre o tema principal voltadas para o público em geral. Dentre os participantes, estão o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernandes, e o superintendente Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edmilson Silva, assim como a coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência do Recife, Maria Eduarda Carvalho.

“Precisamos nos adaptar para realizar esse evento tão importante para a população. Articulamos ferramentas e recursos para garantir acessibilidade ao conteúdo exposto nas plataformas digitais. Ainda preparamos, com nossos residentes de Saúde da Família, materiais especiais com profissionais de várias áreas para promover educação em saúde nas nossas redes sociais”, destacou Maria Eduarda Carvalho.

Ao longo de toda a semana, profissionais da Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência também estarão nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a covid-19 montadas nas Zonas Oeste e Sul do Recife (nos Distritos Sanitários 4 e 6). Nos locais, serão distribuídos álcool em gel e máscaras de proteção, além de informações específicas sobre os cuidados que as pessoas com deficiência devem ter para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também desenvolveu uma cartilha com orientações sobre a pandemia específicas para as pessoas com deficiência e seus cuidadores. O material pode ser acessado no link https://tinyurl.com/yyftlzn5.

Também ganhará espaço na programação da Semana da Pessoa com Deficiência o Além do Olhar, projeto da Prefeitura do Recife que promove reabilitação visual para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com baixa visão e cegueira total. Entre os dias 26 e 28, em todas as redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube) da Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, serão exibidos vídeos sobre como é feita a triagem para participar do projeto. As intervenções do Além do Olhar acontecem através Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), que visa garantir a intervenção precoce, orientação e mobilidade da vida diária. Os atendimentos de reabilitação acontecem na escola, no domicílio e na comunidade.

 

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE 

Secretaria?: 
0
Categoria/Assunto: 

img_alt

A programação municipal, que começa nesta sexta, será transmitida em diversas plataformas digitais e contará com recursos de acessibilidade. As discussões abordarão autonomia, talento e formas de expressão pela arte (Foto: Cortesia/ArquivoPCR)

Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: