pcr-participa-da-semana-da-visibilidade-trans

PCR participa da Semana da Visibilidade Trans

Para comemorar o Dia da Visibilidade Tras, haverá atendimentos de saúde, exposições e inauguração de memorial

Para marcar o Dia da Visibilidade Trans, comemorado na próxima quarta-feira (29), aPrefeitura do Recife vai participar da 7ª Semana Nordestina da Visibilidade Trans, promovida pelaArticulação e Movimento de Transexuais e Travestis de Pernambuco (Amotrans-PE), em parceria com a PCR e outros órgão e entidades. Ao longo da semana, haverá atendimentos de saúde, exposição fotográfica e inauguração de memorial.

De segunda (27) a sexta-feira (31), a Secretaria de Saúde do Recife realizará acolhimento, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e encaminhamentos de exames de preventivo ginecológico para homens trans no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, que funciona na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.

Na segunda (27), a Sesau Recife, através da Coordenação da Política de Atenção à Saúde da População LGBT, vai receber uma homenagem do movimento social transexual pelo trabalho exercido em prol de uma saúde livre de preconceito e discriminação. A premiação será durante o debate após exibição do Filme “Divina Divas”, que conta a trajetória de oito artistas lendárias e pioneiras travestis desde a década de 1960.

A partir da terça-feira (28), às 14h, fotos de usuários transexuais e travestis do Ambulatório LGBT Patrícia Gomes serão expostas na Policlínica Lessa de Andrade, com o objetivo chamar atenção da sociedade para a importância da implementação de políticas públicas de equidade em saúde que transformem e deem qualidade de vida à população LGBT.

Na quarta (29), às 11h, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, através da Gerência de Livre Orientação Sexual, inaugura um memorial em reconhecimento à luta do movimento trans. A cerimônia será realizada no Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, e atende a um pleito da Conferência Municipal LGBT do Recife.

Ainda para marcar do Dia Nacional da Visibilidade Trans, as cores do movimento de trans (rosa, azul e branco) vão iluminar alguns pontos do Recife na quarta-feira. Com o apoio da Emlurb, receberão iluminação especial a Ponte Estaiada, na Via Mangue, Zona Sul do Recife, e a Ponte Princesa Isabel, na área central da cidade.

Já na sexta-feira (31), o Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife, na Boa Vista, receberá o lançamento da Exposição Transformar e Libertar, que retrata a vida de mulheres travestis e transexuais no Presídio de Igarassu. A ação é organizada pela Glos, em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife.

SAÚDE LGBT – Para promover a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, a atual gestão da Prefeitura do Recife instituiu, em 2015, a Política de Atenção à Saúde da População LGBT do Recife, que, entre outras ações, incluiabertura de espaços de referência para o acolhimento e cuidado com a saúde desse público, como o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes e o Ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife.  Mais de 1.200 profissionais das Unidades de Saúde da Família e de Centros de Atenção Psicossocial já passaram por capacitações e sensibilização em sexualidade, gênero e saúde da população LGBT.

O Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, foi aberto pela Sesau Recife em 2017, sendo o primeiro ligado à Atenção Básica em Pernambuco. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os pacientes são assistidos por equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, psicólogo, além de residentes do Programa Multiprofissional de Saúde da Família. O serviço oferece exames clínicos e processo transexualizador ambulatorial (hormonização), adequado à necessidade do usuário. No espaço, já foram feitos cerca de 1.500 atendimentos e, atualmente, 350 pacientes estão cadastrados.

Já o ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife, no Curado, tem, atualmente, cerca de 500 lésbicas, bissexuais e transexuais cadastradas. A mulher pode conhecer o serviço e ter acesso à entrevista social, sem necessidade de marcação prévia. Para isso, basta se dirigir ao HMR, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O atendimento da Ginecologia acontece nas segundas e quartas-feiras. É importante lembrar que só são atendidas pacientes com SUS do Recife.

CENTRO LGBT – Ligado à Glos, o Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Com equipe multiprofissional formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.

Secretaria?: 
0
Secretária / Órgão: 
Categoria/Assunto: 
Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: