pcr-divulga-cronograma-de-pre-conferencias-municipais-de-politicas-sobre-alcool-e-outras-drogas

PCR divulga cronograma de Pré-conferências municipais de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas

A mobilização tem o objetivo de garantir a participação da população na 1º Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas do Recife e o poder de voto na eleição dos delegados, que irão representar as RPAs no evento

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife e o Conselho Municipal de Políticas de Álcool e Outras Drogas (Compad) convocam interessados em participar dos encontros de pré-conferência da 1º Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas do Recife. A mobilização tem o objetivo de promover encontros entre os atores da sociedade civil para discutir as políticas públicas municipais sobre álcool e outras drogas entre os indivíduos que convivem no mesmo território da cidade.  As reuniões preparatórias acontecem na primeira quinzena do mês de março (vide tabela abaixo) e a participação nesses encontros garante poder de voto na eleição dos delegados que irão representar cada Região Político-Administrativas (RPA) do Recife na Conferência. Cada pré-conferência poderá eleger até 40 delegados por RPA. 

A secretária executiva de Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Paula Marques, acredita que o diálogo entre a gestão a sociedade civil é esencial para tratar de um tema tão específico e polêmico, que é o uso abusivo do álcool e de outras drogas. “Os encontros que antecedem a Conferência são importantes para, junto com a sociedade, estudamos nossas ações realizadas até agora e pensar em novas estratégias para trazer mais prevenção e cuidado para os usuários mais fragilizados”, afirmou a gestora. 

A realização dos encontros de pré-conferências tem o intuito de viabilizar discussões entre a sociedade civil, instituições e movimentos sociais acerca da necessidades da população sobre o tema de álcool e outras drogas. Considerando que é um tema complexo, as possibilidades de soluções precisam ser construídas coletivamente com a sociedade civil e governo. Dessa forma, os encontros prevêem a elaboração de propostas que irão nortear grupos de trabalho na 1º Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas do Recife, que acontecerá em 25 e 26 de março, na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife, no bairro da Caxangá.

“O acontecimento da 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas do Recife pode ser considerada um marco histórico, porque vai permitir que sociedade e poder público debatam e reflitam, juntos, quais as estratégias poderão ser utilizadas para o fortalecimento da política pública no enfrentamento aos desafios postos para a prevenção e no cuidado dos cidadãos Recifenses”, destacou Anamaria Carneiro, presidenta do Compad e representante do Conselho Regional de Psicologia.   

Os encontros também têm a finalidade de eleger, entre o grupo de participantes por RPA, os delegados que irão para a Conferência. Delegados são representantes eleitos nas pré-conferências que levarão as propostas aprovadas pela maioria dos participantes para a Conferência. Em novembro de 2019, foram realizados encontros preparatórios para a Conferência, que seria realizada em dezembro, mas precisou ser adiada. Entretanto, é importante destacar que as fichas de trabalho elaboradas nesse encontros estão legitimadas e também serão levadas para as pré-conferências.

Para participar das reuniões de pré-conferência, o interessado não precisa ter vínculo com associações de moradores, basta ser residente do Recife e estar disposto a realizar discussões saudáveis e pertinentes ao tema. Ao chegar no local da reunião, é preciso apresentar um documento com foto e informar o endereço de sua residência ou em alguns casos, o serviço de referência. É importante ressaltar que a população em situação de rua também pode participar dos encontros. O comparecimento em alguma das etapas da pré-conferência é obrigatório para garantir a participação da Conferência.

COMPAD – O Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Compad) foi instituído pela Lei Municipal nº 18.420/2017 e tem o objetivo de garantir a governança democrática da política de drogas do Recife, por meio do controle social e representação da sociedade civil, do poder executivo e do poder legislativo. A 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas do Recife será realizada sob o tema “As políticas públicas sobre drogas na consolidação da prevenção e promoção como direito de cidadania”, que pretende avaliar a implementação das políticas públicas sobre drogas e as capacidades de resposta governamental, garantir a participação social na formulação e no controle da execução das políticas públicas sobre drogas e, sobretudo, subsidiar a formulação das Políticas Públicas sobre álcool e outras Drogas.

 

 

DATA

RPA

LOCAL

HORÁRIO

03/03

RPA 03

CAPP

Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 5600 – Casa Amarela

13h

05/03

RPA 02

SEST/SENAT

Avenida Beberibe, 3212 – Porto da Madeira

13h

10/03

RPA 01

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Rua dos Palmares, 239 – Santo Amaro

13h30

12/03

RPA 05

POLICLINICA AGAMENON MAGALHÃES

Praça da Paz, S/N – Afogados

13h

13/03

RPA 04

CAPS AD EULAMPIO CORDEIRO

Rua Rondônia, 100 – Zumbi

13h

16/03

RPA 06

UNIVERSO Centro Universitário

Av. Mascarenhas de Morais, 2169 – Imbiribeira

13h30

 

Secretaria?: 
0
Categoria/Assunto: 
Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: