Por Carlos Britto
Em Serrita, as peças principais da política municipal já começaram a se movimentar para as eleições de novembro. Depois de muito mistério, o grupo do prefeito, Erivaldo Oliveira (PSD), anunciou o nome do pré-candidato que vai tentar a sucessão na capital nacional do vaqueiro, uma vez que o prefeito decidiu não tentar a reeleição. O escolhido é o jovem empresário Rodrigo Cecílio (DEM/foto), filho do ex-prefeito Carlos Cecílio.
A decisão foi do próprio Carlos Cecílio, que governou a cidade por 4 mandatos, e continua exercendo forte influência nas decisões políticas do município. Entre a esposa, dona Marli e o filho, a preferência recaiu sobre Rodrigo que também exerceu o cargo de secretário de Agricultura do município.
Rodrigo vai disputar sua primeira eleição, provavelmente com Aleudo Benedito (PMDB), que é o pré-candidato da oposição e disputou com Erivaldo Oliveira em 2016, ficando em segundo lugar, com a diferença de 448 votos. Enquanto o grupo do prefeito anuncia só agora o escolhido para a sucessão, Aleudo Benedito vem trabalhando seus pré-candidatos desde 2018, na tentativa de interromper a sequência de vitórias do grupo de Carlos Cecílio na política de Serrita.
Outro nome que pode entrar novamente na disputa, é Heron Canejo (PSB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2016, com 1,49% dos votos. Contudo, faltando pouco tempo para a formação oficial de chapa, nas convenções partidárias, essa decisão ainda não teria sido tomada.