numero-de-folioes-no-carnaval-do-recife-dobrou-nos-ultimos-cinco-anos

Número de foliões no carnaval do Recife dobrou nos últimos cinco anos

O número de foliões no carnaval do Recife dobrou nos últimos cinco anos. Em 2020, após cinco dias de festa, a cidade recebeu um público de 2 milhões de pessoas. Em 2015, a capital pernambucana registrou um público de 1 milhão de foliões. Em balanço divulgado nessa quarta-feira (26) pela Prefeitura do Recife, o evento foi classificado com o “maior e melhor da história”. O diferencial do carnaval da cidade, na avaliação do prefeito Geraldo Julio, é a riqueza cultural presente nas apresentações que aconteceram nos 46 polos da festa.

Foram 3,2 mil apresentações em todas as regiões da cidade. O recorde de público em polos descentralizados foi registrado no Ibura, onde 20 mil pessoas acompanharam o show da cantora de brega romântico Priscila Senna. “O destaque do nosso carnaval é que ficou muito visível a força da nossa cultura. Foram dias de muita alegria. Os artistas e as pessoas estavam muito felizes. Foi também um carnaval de muita paz”, disse Geraldo Julio.

Pelo palco principal da festa, no Marco Zero, passaram artistas como Antônio Nóbrega, Elza Soares, Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho, Almir Rouche, Pitty, além de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Paralamas do Sucesso e Revelação. Pela primeira vez, o público contou com o recurso de audiodescrição, recurso para que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender conteúdos audiovisuais. Ao todo, 20 aparelhos de audiodescrição foram distribuídos por noite. Para as pessoas surdas, havia intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O evento atraiu turistas de todas as regiões do Brasil e de outros países. A taxa de ocupação da rede hoteleira do Recife foi de 98% nos dias de festa. A maioria dos turistas nacionais veio de São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, as principais nacionalidades que procuraram a cidade para brincar o carnaval foram de argentinos, chilenos e franceses. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre recebeu 226 mil passageiros entre os dias 17 e 25. Pelo Terminal Integrado de Passageiros (TIP), circularam 50 mil pessoas.

Os turistas avaliaram positivamente a festa. Um total de 91,4% considerou que o evento superou ou atendeu as expectativas. Quase todos os visitantes (95,7%) afirmaram que voltariam para o carnaval da cidade e recomendariam a festa para amigos e parentes (97%). “É um carnaval democrático e com muita cultura pernambucana. Esse é o diferencial em relação a outras cidades e o que atrai tantos turistas e também agrada os recifenses”, afirmou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Operações

Entre o Sábado de Zé Pereira e a manhã da Quarta-feira de Cinzas, 410 profissionais de trânsito, sendo 270 agentes e 140 orientadores, atuaram na mobilidade da cidade. Nesse período, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) registrou 86 acidentes, sendo 18 com vítimas, mas nenhum considerado grave.

Cerca de 33 mil passageiros foram transportados no Expresso Galo e nos ônibus do Expresso da Folia. Ao todo, os coletivos realizaram 2.032 viagens em quatro dias de operação. Em 2020, o serviço registrou uma redução no tempo de espera, passando de 15 para 11 minutos, em média. Pelos estacionamentos gratuitos disponibilizados nos prédios da Prefeitura do Recife, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF), passaram 18 mil veículos.

Durante a festa, foram recolhidas 529 toneladas de lixo. Cerca de 1,1 mil profissionais da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atuaram na limpeza da cidade entre a sexta-feira e essa quarta. Foram utilizados 2,15 milhões de litros de água; 2,2 mil litros de detergente e 4,5 mil litros de essência de cheiro.

Foliões no carnaval do Recife:

2015 – 1,04 milhão

2016 – 1,5 milhão

2017 – 1,3 milhão

2018 – 1,6 milhão

2019 – 1,6 milhão

2020 – 2 milhões

Carnaval do Recife em número:

46 polos

300 mil foliões por dia

3,2 mil apresentações

1,1 mil artistas

616 apresentações de orquestras

1.185 apresentações de agremiações

130 blocos e agremiações no Corredor do Frevo

20 mil pessoas foi o recorde em polos descentralizados (show de Priscila Senna no Ibura)

529 toneladas de lixo foram recolhidos

98% foi a taxa de ocupação da rede hoteleira da cidade

1,3 mil atendimentos nos Centros de Atendimento ao Turista

226 mil passageiros no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes

470 mil pessoas circularam pela Central do Carnaval

32.753 passageiros transportados pelo Expresso Galo e Expresso da Folia

18,6 mil veículos nos estacionamentos gratuitos do Bairro do Recife

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Bruna Costa/Esp.DP

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: