Mestre Gennaro ministra oficina gratuita de sanfona 120 baixos, no Teatro Arraial

O projeto Vou Contar Pra Vocês é produzido pela Tangram Cultural com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura

Divulgação

Divulgação

Gennaro é dos grandes mestres da sanfona do Nordeste

Estão abertas as inscrições para oficina Sanfona 120 Baixos, dentro do projeto Vou Contar Pra Vocês, com aula do mestre Gennaro. A oficina é gratuita e acontece no dia 14 de dezembro (segunda-feira), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. As vagas são limitadas e para participar é preciso ter uma sanfona e o mínimo de conhecimento sobre o instrumento. Interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de novembro através do e-mail: oficina120baixos@tangramcultural.com.br.

O projeto Vou Contar Pra Vocês é uma realização da Tangram Cultural, de Germana Pereira, e conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. A ideia da oficina é evidenciar a importância da sanfona para a preservação da memória musical nordestina e estimular a formação de jovens instrumentistas para atuar no mercado. “Vou compartilhar com todos minha experiência com a sanfona 120 baixos e ensinar técnicas de interpretação, ritmo, harmonia e improvisação com muita didática”, ressalta o mestre Gennaro.

Para Gennaro, a sanfona é um instrumento completo, servindo para tocar músicas clássicas ou populares. “A sanfona tem um efeito incrível nas pessoas. Onde chego as pessoas elogiam a sonoridade dela. Digo que a sanfona conta muitas histórias e guarda uma memória porque ela soube se adaptar aos diversos ritmos e hoje é admirada por todos”, finaliza.

Sobre o mestre Gennaro


Com quase meio século de carreira, Gennaro foi integrante da segunda geração do Trio Nordestino e é hoje considerado uma das maiores referências, no Brasil, como sanfoneiro e compositor de “arrasta-pé’’. Ele conviveu com uma geração consagrada de mitos musicais, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Lindu. Memória viva do forró pé de serra, Gennaro foi homenageado com o título de cidadão pernambucano, em 2019, por seu trabalho de preservação e divulgação da cultura do Estado.

Serviço


Oficina ‘Sanfona 120 Baixos’


Quando: 14 de dezembro de 2020, das 9h às 12h e 14h às 17h


Onde: Teatro Arraial Ariano Suassuna, localizado na Rua da Aurora, nº 457, Boa Vista


Faixa etária: a partir dos 10 anos de idade


Vagas: 20


Carga horária: 6h


Inscrições: Até 30 de novembro, pelo e-mail: oficina120baixos@tangramcultural.com.br


Resultado: 7 de dezembro de 2020

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: