maior-carnaval-da-historia:-recife-bate-recorde-de-publico-com-2-milhoes-de-folioes

Maior Carnaval da história: Recife bate recorde de público com 2 milhões de foliões

 

O Recife celebra o Maior Carnaval de sua história. Com mais de 2 milhões de foliões, 3,2 mil apresentações espalhados por 46 polos, a festa mais  democrática do país, comprovou que é o verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. Mesmo com o recorde de público, os serviços como mobilidade, limpeza, Saúde e Central do Carnaval, por exemplo, garantiram toda a estrutura para que o folião fizesse a festa nas ruas e nos polos. Na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas (26), o prefeito Geraldo Julio reuniu secretários e jornalistas em coletiva de imprensa, no Paço do Frevo, para fazer um balanço dos dias de folia na cidade. 

Bastante emocionado, o prefeito Geraldo Julio exaltou a força da cultura pernambucana e afirmou que a alegria e a paz conduziram a festa momesca. “Foi o maior Carnaval da história, em quantidade de pessoas, em apresentações, em quantidade de blocos nas ruas, mas o destaque é a força da cultura da nossa cidade. Foi também uma festa de muita alegria, eu vi as pessoas muito felizes nas ruas, vi a alegria dos artistas e um carnaval de muita paz. Essa é marca que fica neste ano”, afirmou o prefeito, que aproveitou para fazer o seu agradecimento a todos que fizeram o Carnaval do Recife 2020. “Quero agradecer a todo mundo  que participou, em especial a imprensa, ao folião, aos artistas e a todos que trabalharam, da Prefeitura, do Governo do Estado, do setor privado, pela belíssima festa que tivemos este ano”, parabenizou. 

Com uma decoração que exaltou “A criança, o circo e a cultura popular”, a Prefeitura do Recife se preparou para oferecer ao folião uma grande programação e um importante conjunto de serviços. No maior polo da cidade, no Marco Zero do Recife nomes como Lenine, Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado, Elba Ramalho, Maestro Forró, Almir Rouche, Pitty, Mariene de Castro, Paralamas do Sucesso, Revelação, além dos homenageados do Carnaval Maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores, com média de público de 300 mil foliões por dia. Nos polos descentralizados, teve destaque no Ibura, onde Priscila Senna bateu outro recorde de público, atraindo mais de 20 mil pessoas na noite de ontem. No palco da Várzea, por onde passaram atrações como Devotos e Paralamas do Sucesso, a média de público foi de 10 mil a 18 mil pessoas. 

“A Prefeitura do Recife comemora hoje o maior Carnaval da história, foram 46 polos distribuídos por toda a cidade, mais de três mil apresentações, uma festa para todos os gostos, para todas as idades, um carnaval democrático e com muita cultura pernambucana. Esse é o grande diferencial da nossa festa, responsável por atrair tantos turistas e o próprio recifense aproveitar a festa. Também estamos celebrando um recorde na ocupação hoteleira, 98% segundo dados da ABIH”, afirmou A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. 

Para oferecer uma estrutura de apoio ao folião para cair na folia com segurança e conforto, a prefeitura disponibilizou a Central do Carnaval, o espaço que abrigou uma Arena Gastronômica com 12 restaurantes e um polo de serviços que contemplou ações defesa do consumidor, caixas eletrônicos, achados e perdidos, entre outros. Mais de 470 mil pessoas passaram pelo local gerando 510 empregos só no espaço. 

“Fizemos o maior carnaval da história para celebrar as tradições culturais da cidade e provar nossa vocação para o Carnaval. Ninguém ficou de fora da celebração, que contou com audiodescrição e serviço de tradução de libras. Foi mais um Carnaval de alegria, paz e muitas manifestações da cultura popular e ancestral, como só o Recife sabe fazer”, destacou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife Diego Rocha.

Este ano a prefeitura reforçou o serviço de limpeza, para atender as demandas geradas pelo Carnaval e mobilizou um efetivo de 1.120 trabalhadores, 40 equipamentos como caminhões e maquinários e 650 lixeiras espalhadas em todo o bairro. Com foco na sustentabilidade, aumentou em 150% a quantidade de material reciclável recolhido nos polos de folia. Ao todo, 31 toneladas de resíduos sólidos foram encaminhados para reciclagem. Ano passado, a operação da Prefeitura do Recife já havia reaproveitado 12 toneladas de material. Da noite de abertura até o arrastão do frevo, 529 toneladas de lixo foram recolhidas durante o Carnaval. O aumento foi resultado da campanha Bora Reciclar, que pagou diárias de trabalho a 531 catadores cadastrados, além do apurado com a venda do material.

Para facilitar a mobilidade durante o período de Carnaval, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife, preparou uma grande operação de trânsito, com ampliação do Táxi Metropolitano, nova rota do Expresso da Folia e pontos de Táxi e transporte por aplicativo. Só os serviços do Expresso da Folia e  Expresso Galo, transportaram 32.753 foliões, somando mais de 2 mil viagens. Nos quatro dias de operação, foram realizadas 532 viagens a mais que em 2019, quando foram feitas 1.494 trajetos. O serviço registrou uma redução de 30% no tempo de espera, caindo de 15 para 11 minutos.  

Comprovando o sucesso da festa que atrai visitantes dos quatro cantos do planeta, o Carnaval do Recife também agradou aos turistas: 97% dos visitantes disseram que recomendariam o Carnaval do Recife para amigos e parentes e 95,7% alegaram que voltariam para a festa recifense. Um total de 93,5% avaliou positivamente a festa e 91,4% afirmou que o Carnaval do Recife superou ou atendeu as suas expectativas. Ainda segundo o Cipec, o gasto médio do turista foi de R$ 265,60 em um dia, sendo a maior para consumo de bebidas ou comidas. Nos hotéis, a ocupação superou as expectativas e foi para 98%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).

Secretaria?: 
0
Secretária / Órgão: 
Categoria/Assunto: 

img_alt

Nesta Quarta-feira de Cinzas (26), o prefeito Geraldo Julio apresentou em entrevista coletiva os principais números do Carnaval da cidade. Com mais de 2 milhões de pessoas nos polos oficiais, recorde de público, a festa contou com mais de 3,2 mil apresentações espalhados por 46 polos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Carrossel?: 
0
Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: