Jaboatão é referência em coleta seletiva e formação de agentes ambientais

A cidade de Jaboatão dos Guararapes tem uma lista de projetos que servem como referência. Um deles é o da Coleta Seletiva que integra catadores e cooperativas de material reciclável, dando dignidade a essas pessoas. O projeto foi selecionado para receber o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) 2019 Public Service Awards

A premiação acontece anualmente desde 2003 e reconhece contribuições e conquistas criativas do gestor público que permitam um governo com foco nas pessoas. O projeto venceu na categoria Prestação de Serviços Inclusivos e Equitativos para Não Deixar Ninguém Para Trás.

A cerimônia de premiação aconteceu na República do Azerbaijão no mês de julho de 2019 ano e tem como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030. Membros da Secretaria de Assistência Social e do Programa da Coleta Seletiva foram contemplados. O programa eleito como o melhor do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico” foi o Coleta Seletiva, desenvolvido pela prefeitura

O projeto tem caráter inclusivo e contribui e muito para o meio ambiente, pois está aliado a uma gestão adequada dos resíduos sólidos. A realidade de quem participa da iniciativa é muito diferente daquela encontrada há pouco mais de dois anos. Quem antes precisava viver em meio a lixões, em condições insalubres, hoje, trabalha em um ambiente digno e conta com serviço contínuo de capacitação profissional que propicia uma renda acima de 1000 reais.

Além da questão financeira, o programa permite outras melhorias na vida dessas pessoas – onde essas famílias tiveram a oportunidade de serem cadastradas pela prefeitura e contempladas com apartamentos no Habitacional Fazenda Suassuna, por meio do Minha Casa, Minha Vida.

É um projeto de alcance mundial, mas acima de tudo estão impactando a vida das pessoas, dando dignidade para esses que são agentes ambientais capacitados para a gestão dos resíduos sólidos do município. É o conceito de sustentabildade atendido em seus 3 eixos: Econômico, Social e Ambiental.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: