jaboatao-lanca-ferramenta-para-facilitar-informacao-de-sintomas-relacionados-ao-novo-coronavirus

Jaboatão lança ferramenta para facilitar informação de sintomas relacionados ao novo coronavírus

Diante da preocupação por parte da população em relação ao novo coronavírus, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, nesta terça-feira (10), uma atualização no aplicativo Saúde Vigilante, incluindo uma aba na qual o usuário poderá informar à rede municipal sintomas relacionados à doença. A notificação será recebida por uma equipe que, por sua vez, entrará em contato com o caso suspeito e fornecerá todas as orientações necessárias e encaminhamento adequado para atendimento nos serviços de referência. O aplicativo é gratuito e está disponível para download em smartphones na Play Store.

A ferramenta foi apresentada na tarde de hoje a representantes legais e profissionais da área da saúde que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), parcela da população mais afetada pelo vírus. Na oportunidade, os profissionais participaram de um treinamento, promovido pela secretaria municipal, sobre como identificar os primeiros sintomas e para onde encaminhar os pacientes em busca de assistência médica no sistema público. Além de poder informar sobre sintomas e buscar auxílio em relação ao novo coronavírus, o app permite ao usuário realizar e acompanhar denúncias à Vigilância Sanitária.

Na última semana, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de serviços gerais da rede municipal passaram por treinamento ministrado pelo professor e infectologista da Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz), Dr. Paulo Sérgio. Jaboatão foi a primeira cidade pernambucana a capacitar agentes de saúde para enfrentar o novo coronavírus.

“Desde o primeiro momento, temos buscado difundir informações e capacitar nossas equipes para identificar os primeiros sintomas e saber como se portar diante de possíveis casos da doença. Apesar de não termos casos confirmados do novo coronavírus no estado, vamos continuar trabalhando na prevenção, enfatizando o cuidado com a higiene pessoal e, principalmente, combatendo a veiculação das chamadas ‘fake news’. Jaboatão tem histórico de protagonismo quando se trata de apresentar soluções diante de situações difíceis e não vai ser diferente”, ressaltou Zelma Pessoa, secretária de Saúde do Jaboatão dos Guararapes.

O coronavírus (COVID-19) é um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos registrados em mais de 100 países, incluindo o Brasil. As infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, e podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias, podendo evoluir para óbito.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: