interiorizacao-do-desenvolvimento-economico-pautou-acoes-de-colegiado

Interiorização do desenvolvimento econômico pautou ações de colegiado

NÚMEROS - Comissão de Desenvolvimento Econômico realizou duas visitas técnicas e 11 audiências públicas em vários municípios pernambucanos. Foto: Evane Manço

NÚMEROS – Comissão de Desenvolvimento Econômico realizou duas visitas técnicas e 11 audiências públicas em vários municípios pernambucanos, entre eles Garanhuns. Foto: Evane Manço

A realização de reuniões fora da sede da Alepe marcou o ano de 2019 da {com: 17233(Comissão de Desenvolvimento Econômico)}. A interiorização das ações foi um dos principais focos do colegiado, que realizou duas visitas técnicas e 11 audiências públicas em vários municípios pernambucanos. No total, foram distribuídos para análise 185 projetos de lei em 20 reuniões ordinárias e duas extraordinárias.

No mês de maio, os parlamentares foram à Feira da Sulanca, em Caruaru (Agreste Central), com o objetivo de avaliar as consequências do incêndio que atingiu o local. Em conjunto com os órgãos envolvidos no assunto, o grupo cobrou medidas efetivas para solucionar o problema e celeridade nas investigações, além de um plano de contingenciamento pelo Corpo de Bombeiros e a realização de ações do Poder Público para minimizar os prejuízos dos feirantes.

No mesmo mês, uma visita ao Complexo Portuário de Suape, na Região Metropolitana do Recife, firmou o compromisso dos deputados com a atração de novos investimentos e o desenvolvimento do empreendimento. “Foi um ano muito rico de trabalho. Nossa expectativa é contribuir, cada vez mais, para o crescimento econômico e o incremento do turismo no Estado”, pontuou o presidente do colegiado, deputado {dep: 364497(Delegado Erick Lessa)} (PP).  

ANÁLISE - “Foi um ano muito rico de trabalho. Nossa expectativa é contribuir, cada vez mais, para o crescimento econômico e o incremento do turismo no Estado”, assinalou Erick Lessa. Foto: Evane Manço

ANÁLISE – “Foi um ano muito rico de trabalho. Nossa expectativa é contribuir, cada vez mais, para o crescimento econômico e o incremento do turismo no Estado”, assinalou Erick Lessa. Foto: Evane Manço

Em relação às audiências públicas, a Comissão promoveu, em setembro, um debate sobre o transporte alternativo de passageiros em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. Os participantes discutiram com os loteiros e Poder Público a regularização dos trabalhadores do setor.

Outro destaque foi a audiência pública realizada em Caruaru para tratar de ações e parcerias para o desenvolvimento do Polo de Confecções da região. Em maio, os parlamentares foram a Garanhuns, no Agreste Meridional, a fim de debater as potencialidades e vocações do município para incrementar a economia local. 

Já na sede do Poder Legislativo, no Recife, as discussões foram sobre as contribuições do Banco do Nordeste para a economia pernambucana, no mês de agosto, e a importância da AD Diper para o desenvolvimento estadual, em março. Nesse mesmo mês, o secretário-executivo da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Álvaro Jordão, apresentou as ações da pasta para os arranjos produtivos e a qualificação profissional em Pernambuco. “Foi um ano de muito aprendizado e esperamos converter essa prática adquirida em mais resultados, mais trabalho e mais desenvolvimento da economia”, concluiu Erick Lessa.

A Comissão ainda liderou a criação de dois grupos de trabalho. O primeiro  discutiu a desburocratização do Banco do Nordeste, com o objetivo de facilitar os processos de empréstimos e financiamentos. Já o segundo debateu o Projeto de Lei nº 446/2019, de autoria do Poder Executivo, sobre a obrigatoriedade de implantação do Programa de Integridade por pessoas jurídicas de direito privado que contratarem com o Estado.

The post Interiorização do desenvolvimento econômico pautou ações de colegiado appeared first on Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: