Governo Municipal desmobiliza estrutura da Unidade de Tratamento Covid-19 de Garanhuns

governo-municipal-desmobiliza-estrutura-da-unidade-de-tratamento-covid-19-de-garanhuns



Com a redução nos indicadores da Covid-19 e avanço na imunização, a Prefeitura de Garanhuns desmobiliza os leitos localizados na Unidade de Tratamento Covid-19 do município. A unidade integrou a rede de combate à Covid-19, e durante a atual gestão municipal teve a ativação de 10 leitos de UTI para pacientes graves, além de uma sala de estabilização com três leitos e ampliação da estrutura, com mais 22 leitos clínicos de retaguarda para pacientes moderados.


Nessa quinta-feira (30), o prefeito Sivaldo Albino; esteve ao lado da secretária de Saúde, Catarina Tenório, do procurador do município, Paulo Couto; e da diretora da UTC, Marília Leite; participando de uma reunião com os profissionais responsáveis pelos 405 internamentos realizados na unidade ao longo deste ano.


“Durante o nosso Governo ampliamos a capacidade de atendimento e o número de profissionais na unidade. Vim aqui muitas vezes para acompanhar o funcionamento dos leitos, e vi a luta dos pacientes pela vida. Felizmente, a grande maioria deles voltou para suas casas. Hoje, agradecemos a todos pelo empenho no enfrentamento da pandemia, e sabemos que a missão de cuidar dos garanhuenses foi cumprida com sucesso”, afirmou o prefeito Sivaldo Albino.

A queda no número de admissões ocorre desde o início do segundo semestre. Em agosto, apenas seis pacientes deram entrada na unidade. Já durante o mês de setembro, nenhuma internação foi registrada. “É importante destacar que estes leitos não serão desativados totalmente, e caso seja necessário, poderão ser destinados mais uma vez para internações decorrentes da Covid-19. Não desejamos que isto aconteça, mas a melhora significativa nos números nos leva para esta desmobilização”, completa a secretária de Saúde, Catarina Tenório.


Grande parte dos servidores que integram a unidade serão reaproveitados de forma imediata, ocupando outras funções dentro do Governo Municipal. Gradativamente, de acordo com a ampliação de serviços nas diversas áreas da municipalidade, demais profissionais serão convocados. Após a desmobilização, a estrutura do equipamento será adequada, com o intuito de que esteja à disposição da Secretaria de Saúde, para a instalação de um Centro de Especialidades, que irá disponibilizar exames e consultas para a população de Garanhuns.

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns

Fotos: Thomas Ravelly