defesa-civil-do-jaboatao-ganha-premio-nacional-por-acoes-na-prevencao-de-desastres

Defesa Civil do Jaboatão ganha prêmio nacional por ações na prevenção de desastres

A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes ganhou o Prêmio de Mérito do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), pela campanha #AprenderParaPrevenir. Ao todo, foram realizados 16 projetos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre eles, o “Revegetando o Morro”, que tem por objetivo conhecer os tipos de vegetações que podem ser plantadas em encostas e a importância do plantio da vegetação rasteira para proteção do solo como ferramenta para redução de deslizamentos. A entrega do prêmio aconteceu nessa terça-feira (10), durante solenidade realizada na cidade de São Paulo.

Durante a cerimônia de premiação, a Escola Municipal Luiz Regueira, de Cavaleiro, também foi contemplada e levou para casa o kit Cemaden Educação pelo projeto “5 Rs para a Resiliência Comunitária”. O trabalho visa debater políticas que têm como objetivo reduzir a geração de resíduos no planeta, fazendo com que cada cidadão mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados, na busca pela definição de estratégias para enfrentar adversidades.

“Dentro de um órgão público, é necessário que haja diálogo entre diferentes secretarias para que seja possível trabalhar em união, principalmente em uma área tão sensível e importante como a da Defesa Civil, que trabalha diretamente na prevenção e redução de riscos de desastres. Nossa gestão tem estimulado os estudantes da rede municipal a desenvolverem pesquisas e levantamentos de identificação de áreas de risco, além de realizar ações para disseminação da ciência cidadã. Esses alunos conhecem de perto suas comunidades e as áreas de risco de desastres, atuando como disseminadores de informações junto à população”, explicou o prefeito Anderson Ferreira.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: