aniversarios-de-olinda-e-do-recife-e-lembrado-na-tribuna-por-teresa-leitao

Aniversários de Olinda e do Recife é lembrado na tribuna por Teresa Leitão

MEMÓRIA – “Minha família morava em Olinda, onde fui criada, mas saí de lá para nascer no Recife. Amo as duas, cada uma tem encantos próprios.” Foto: Roberto Soares

Os aniversários dos municípios de Olinda e do Recife, celebrado nesta terça (12), foi destacado, durante a Reunião Plenária desta quarta (11), pela deputada {dep: 14851(Teresa Leitão)} (PT). As cidades-irmãs completaram, respectivamente, 485 e 483 anos. “Minha família morava em Olinda, onde fui criada, mas saí de lá para nascer no Recife. Amo as duas, cada uma tem encantos próprios”, disse.

A parlamentar informou que as duas localidades concentram quase 12 milhões de habitantes e têm uma história comum há quase cinco séculos. “Olinda é berço de várias revoluções e não teve problema em enfrentar o crescimento do Recife”, pontuou.

Teresa lembrou que Olinda era inicialmente uma feitoria, mas o povoado prosperou tanto que, em 1537, foi elevado a vila. Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D. João III, o Foral, carta de doação que descrevia as benfeitorias existentes na Vila de Olinda. “Essa foi a primeira prova documental do surgimento da cidade”, frisou, salientando que o município é Patrimônio Cultural da Humanidade e recebeu o título de primeira Capital Brasileira da Cultura, em 2006. 

Em apartes, os deputados {dep: 364606(João Paulo)} (PCdoB) e {dep: 14852(Tony Gel)} (MDB) também registraram os aniversários. “Elas se complementam. Sou filho de Olinda e tenho orgulho de ter administrado o Recife por oito anos”, enfatizou o comunista. “Faço  reverência às duas, pela geografia, cultura e história únicas”, salientou o emedebista.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: