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Alunos da FacSenac PE criam app para facilitar compras de idosos, PCDs e grupos de risco

Ferramenta foi desenvolvida durante o Desafio Quarentena, maratona realizada pelo Porto Digital no mês de julho

Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Pernambuco desenvolveram um aplicativo para conectar voluntários de compras, compradores e empreendedores no contexto da pandemia de covid-19 e do pós. O aplicativo Contigo nasceu na disciplina de Design de Interação do primeiro período do curso e foi impulsionado durante o Desafio Quarentena, maratona do Porto Digital para solucionar problemáticas comuns que surgiram nesta época de isolamento social. Além dele, mais outras três ferramentas foram desenvolvidas por alunos da instituição dentro da maratona do polo tecnológico.

O app, concebido pela equipe Quick Results, foi primeiro lugar na área de Inclusão Digital e terceiro lugar geral do Desafio Quarentena. A ideia inicial da ferramenta é conectar grupos de risco, idosos, pessoas com deficiência e famílias que trabalhem fora o dia inteiro a voluntários que possam ajudá-los na realização de atividades típicas do dia a dia, como compras ou idas a mercados, farmácias ou lotéricas. “O maior fator do Contigo está voltado à empatia. Contigo quer dizer estar com você, estar ao seu lado, e a ideia é justamente ir de forma digital com essa pessoa quando ela não pode ir”, sublinha Vitor Matheus, integrante da equipe e aluno do primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FacSenacPE.

App ficou em terceiro lugar na maratona

Em um segundo momento do projeto, os voluntários serão bonificados com pontuações que poderão ser trocadas em produtos e serviços de comerciantes parceiros. A ideia do aplicativo é fortalecer as pequenas lojas do comércio local, que não têm condições de desenvolver e entrar em ferramentas de e-commerce, para que esses empreendedores possam cadastrar promoções e anúncios na plataforma, a fim de atingir os seus públicos de interesse.

De acordo com Vitor Matheus, a possibilidade de interação com o mercado e a busca de conhecimentos foram fatores importantes na jornada de concepção do novo aplicativo. “Até o ano passado, eu não mexia em nada digital. E a imersão que a faculdade trouxe fez com que a gente estudasse até mesmo conteúdos não vistos para melhorar o projeto. Já na área profissional, o maior benefício foi fazer um networking com pessoas que estarão conosco no mercado daqui a alguns anos”, comenta.

Para Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac Pernambuco, a maratona, a competição saudável e a possibilidade de interagir com outros projetos do mercado são pontos positivos. “Ajuda no amadurecimento, na vivência acadêmica e na motivação. São alunos ainda de primeiro período, mas que, com a mentoria adequada, já demonstram grande potencial nesse aprender fazendo”, enfatiza. O projeto será apresentado ao mercado pelo Porto Digital, para despertar o interesse de empresas parceiras que desejem seguir com a produção do aplicativo.

Além da equipe Quick Results, outras três equipes da FacSenac também participaram da maratona. Entre os projetos desenvolvidos, estão o Toaqui, aplicativo que tem o objetivo de conectar ambulantes e consumidores dos seus produtos, o NewEyes, projeto da equipe Winx que busca levar novos métodos de ensino a alunos e o Psicall, cuja ideia é aproximar psicólogos de pessoas que precisam de atendimento profissional.  

Maratona digital – O Desafio Quarentena foi uma maratona de ideação e prototipação realizada pelo Porto Digital com a participação de instituições de ensino, entre os dias 13 e 31 de julho. Realizado de maneira totalmente remota, com o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), o desafio colocado aos estudantes foi o de criar soluções para problemáticas vividas nesta época de pandemia e isolamento social, nas áreas de saúde, empregabilidade e inclusão digital. Os projetos contaram com a mentoria de 13 especialistas do Porto Digital para serem desenvolvidos.

Confira a relação de alunos participantes:

Equipe – Projeto Contigo (3º lugar no Desafio Quarentena)

Conheça o projeto: https://youtu.be/ct0WZYShakY 

  • Ademir Monteiro
  • Diógenes de Oliveira
  • Maria Cecília
  • Isaias Cleiton
  • Matheus Antônio
  • Maria Eduarda
  • Danilo Miguel
  • Vitor Matheus

Equipe – Projeto TôAqui

Conheça o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=MfXGN2Z2jJc 

  • Alessandro Matheus
  • Fabiano Cavalcanti
  • Josilvado João
  • Kathlyn Letícia
  • Morônio Alves

Equipe –  Projeto Psciall

Conheça o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=0Vz0D1cs8Eo&feature=youtu.be 

  • José Williams
  • Rennan Correia
  • Natália Gabriela
  • Keila Beatriz
  • Lorena Vitoria
  • Jhonnu Glaucio
  • Andrey Ranielly

Equipe – Projeto Winx

Conheça o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=NoWhHqf5w-k 

  • Matheus Keeven
  • Alanda Aquino
  • Shayane Correia
  • Marcus Vinícius
  • Luana Vitória
  • Luan Rigaud
  • Matheus Henrique
  • Marianne Félix
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